Alagoas

Família pode perder guarda provisória de irmãos de bebê morta em Palmeira dos Índios

24/04/17 - 11h38
Divulgação

A mãe e o irmão, de apenas seis anos, da menina Maria Sayonara Henrique Oliveira, de um ano e dois meses, que teria sido morta pelo pai, Rogério Henrique da Silva, em Palmeira dos Índios, no Agreste, devem ser encaminhados nesta terça-feira (25) para o Centro Integrado de Atendimento a Criança e Adolescente.

Eles vão passar por avaliação psicológica e terão uma reunião com o promotor Rogério Paranhos. O menino teria testemunhado o crime e a reunião poderá definir a guarda provisória da criança e dos outros irmãos.

A reportagem do TNH1 conversou com o conselheiro tutelar que acompanha o caso, Erivan Vital, e ele explicou que as crianças moram com a avó em uma aldeia indígena da tribo Xukuru-Kariri, na zona rural da cidade.

“A criança [que testemunhou o crime] está, provisoriamente, sob os cuidados de uma assistente social do polo indígena. E essa reunião deverá definir o destino dela e dos outros irmãos, que vivem em um estado de precariedade e miséria. A mãe dessa criança ganhou um terreno, na aldeia Fazenda Campos, e a prefeitura se comprometeu a construir uma casa para ela nesse local”, informou o conselheiro.

Desde que o crime aconteceu, o irmão está em estado de choque e ainda não falou, segundo o conselheiro. “Estamos acompanhando o caso e dando todo o apoio psicológico ao menor e a todos os outros irmãos”, pontuou.

Investigação

O TNH1 conversou com o delegado regional da cidade, Alexandre Leite, que informou que o suspeito segue preso no prédio da delegacia e será investigado pela Polícia Civil e não pela Polícia Federal, como se cogitou inicialmente. "Realmente se ventilou a possibilidade de o caso ser investigado pela PF, por ele ser indígena, mas o crime que ele cometeu não é de atribuição federal, apesar de ser um homicídio que chocou a população pela brutalidade. É um crime tipificado como comum, assim, nós iremos investigar o caso", esclareceu.

O caso

Maria Sayonara Henrique Oliveira teria sido espancada até a morte pelo pai, Rogério Henrique da Silva, conhecido como “Neguinho”. Ele foi preso na manhã do sábado (22) na zona rural de Palmeira dos Índios, e foi levado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, onde permanece preso.

Rogério teria chegado em casa embriagado e agredido a esposa por ciúmes e a ameaçado com um facão. O bebê teria sido encontrado embaixo de uma árvore próxima à casa onde Neguinho morava com a esposa e os filhos. Ele tinha hematomas pelo corpo e afundamento de crânio.

O suspeito teria jogado a criança contra a parede e arremessado a vítima pela janela junto com objetos da residência. Maria Sayonara chegou a ser socorrida, mas não resistiu.