Alagoas

Golpe de estelionatários gera R$ 20 mil de prejuízo a idosa em Maceió

Homem finge ser do interior e sua parceira no golpe oferece ajuda convencendo idosa a colaborar com dinheiro

17/01/18 - 09h54
Reprodução Google

Uma idosa de 72 anos foi vítima de uma dupla de estelionatários em um golpe que resultou em R$ 20 mil de prejuízos causados após saques no banco e uso de cartões de crédito. O crime aconteceu na semana passada e foi registrado junto à polícia e à Defensoria Pública que alerta: o golpe se tornou uma constante e vem sendo aplicado por quadrilhas em Maceió.

A vítima, que não será identificada pela reportagem, foi abordada na rua pela dupla enquanto ia sozinha até a escola do neto. Ela contou que o homem se apresentou como sendo alguém do interior, pedindo informações. Enquanto isso, a parceira do criminoso apareceu oferecendo ajuda.

“Ela pegou uns papéis que estavam nas mãos dele, conversou um pouco com ele e depois me contou que ele tinha muito dinheiro para receber, e que a gente deveria acompanhá-lo porque ele não conhecia a cidade. Ela me botou no carro dela e me convenceu a tirar todo o dinheiro que eu tinha em duas contas de banco, uma era o salário do meu marido, e ficou com todos os meus cartões. Ela disse que precisávamos mostrar a ele que éramos de confiança”, contou à Defensoria.

Segundo a vítima, a estelionatária fingiu devolver o dinheiro  dentro de um pacote lacrado, onde também estaria uma grande quantia pertencente ao homem, e marcou um horário de encontro para o dia seguinte.

“Eu fui até o ponto de encontro, mas ninguém apareceu e eu fiquei preocupada com o rapaz. Não consegui dormir por dois dias, foi o momento em que decidi contar o que tinha acontecido para o meu filho. Ele percebeu o golpe imediatamente e me obrigou a abrir o tal pacote de dinheiro, onde na verdade só havia papel”, conta.

A família da idosa a levou até uma delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência e para a Defensoria Pública a fim de pedir as imagens de câmeras de circuito interno de estabelecimentos próximos ao local onde ela foi abordada.

Cuidados Importantes

De acordo com a defensora do Núcleo do Idoso da Defensoria Pública, Luciana Faro, nos últimos meses, a instituição atendeu diversas vítimas de grupos criminosos. “Eles se aproveitam da fragilidade das pessoas idosas, que costumam confiar com mais facilidade, sem muitas indagações. Os estelionatários inventam histórias mirabolantes e as manipulam, convencendo-as a passar informações, fazer depósitos ou saques e até empréstimos em instituições financeiras”, explica a defensora.

A defensora frisa que é importante a família ficar atenta. “O idoso deve ser acompanhado sempre que possível. Caso ele vá sozinho a uma agência bancária, é importante orientá-lo a não realizar grandes saques e não sair do banco com grandes quantias de dinheiro, pois os membros das quadrilhas frequentam as instituições a fim de encontrar possíveis vítimas”, explica.

O que fazer?

Quando o idoso for vítima de um golpe, a primeira ação a ser tomada é procurar uma delegacia para noticiar o crime e fazer um boletim de ocorrência. Em Maceió, quatro delegacias estão destinadas ao atendimento da pessoa idosa. São as do 4ºDP (Pinheiro), 5ºDP (Salvador Lyra), 6ºDP (Cruz das Almas) e 8ºDP (Benedito Bentes) Distritos Policiais da Capital, com área de atuação delimitada.

Também deve solicitar o cancelamento de cartões e bloqueios de contas, quando o cartão e/ou informações da conta bancária foram dados aos criminosos também é necessário.

A Defensoria Pública do Estado também presta atendimento à vítima, orientando e atuando na área cível com o pedido das filmagens e indenizações em face do banco, quando o banco concede empréstimo sem a autorização do titular da conta, ou em situação suspeita.