Alagoas

"Índice de homicídios em Pilar é absurdo", diz juiz ao cobrar auxílio da SSP

08/12/17 - 07h28
Ascom TJ-AL

O Juiz Sandro Augusto, da comarca de Pilar, revelou ao Portal TNH1, na tarde desta quinta-feira, 07, que "muitas mortes poderiam ser evitadas" no município, se a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), disponibilizasse um maior número de policiais.

Em menos de duas semanas, seis mortes foram registradas em Pilar. Para o magistrado, "os índices na cidade são um absurdo, e seria necessário uma presença constante da polícia, para evitar que outras mortes aconteçam".

Sandro Augusto acredita que a cidade necessita de uma atenção especial."Pilar precisa de uma atenção especial da cúpula da Segurança Pública. O delegado José Carlos [responsável pela cidade] faz um trabalho fantástico, mas eu sinto que falta a parte presencial, pois a estrutura da polícia local é muito precária e um lugar com tantos problemas não deveria ter um efetivo tão baixo", revelou Sandro Augusto.

Ainda de acordo com o juiz "todos os pontos de tráfico e suspeitos são conhecidos, mas a polícia local não tem o que fazer, porque não possui o aparato necessário para intervir. Por isso precisamos de um apoio permanente da Capital", reforçou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) afirma que está tomando providências para "conter a onda de violência na cidade". Confira o documento na íntegra:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) esclarece que tomou várias providências no sentido de conter a onda de violência no município de Pilar. Assim que tomou conhecimento da situação que estava ocorrendo na cidade, o secretário Executivo de Políticas da Segurança Pública, Manoel Acácio Júnior, que representa o secretário, coronel Lima Júnior, se reuniu com o comando da Polícia Militar e a direção da Polícia Civil para traçar estratégias de combate ao crime na região.

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) está ocupando a cidade por tempo indeterminado. A SSP também tomou providências no sentido de transferir e isolar detentos no sistema prisional que seriam os mandantes dos crimes.

Além disso, Pilar receberá outros investimentos, dentre eles a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) tipo 2, que vai reunir no mesmo espaço as Polícias Civil e Militar. Tal equipamento só reforçará o sucesso do modelo de integração entre as polícias que vem sendo adotado conforme orientação do secretário Lima Júnior. A prova disso é redução de índices criminais em todas as cidades onde as forças policiais trabalham de forma integrada.