Alagoas

Militares que integram Missão de Paz no Haiti são formados pelo 59º BI Mtz

04/12/16 - 10h45
Bruno Protasio / TNH1

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BI Mtz) realizou na manhã deste domingo, 4, uma cerimônia de formatura aos militares que integram o 25º Contingente Brasileiro de Missão de Paz no Haiti. A celebração contou com a participação de representantes do Exército de Alagoas, amigos e familiares dos militares.

Ao todo, a tropa conta com vinte e seis integrantes, somado a uma Capitã Médica e uma Sargento de Saúde. Eles embarcam para o Haiti nesta segunda-feira, 5, e devem permanecer no país, pelo menos, por seis meses, atuando na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti.

O Comandante da Tropa, tenente Evandro Luis, explica que a missão foi iniciada em 2004 e agora deve ser encerrada no começo de 2017. “Vamos para terminar esta missão com chave de ouro e garantir um ambiente seguro e estável no Haiti”, afirmou.

Durante um longo e árduo processo de seleção, os militares passaram por diferentes provas para serem selecionados, como: instruções sobre o funcionamento de missões de paz da ONU; sobre a situação da criança e pessoas em situação de vulnerabilidade; sobre regras de engajamento; dentro outras.