Alagoas

Neste sábado tem McDia Feliz 2016 em Maceió

26/08/16 - 17h37

Há 28 anos o último sábado do mês de agosto tem um gostinho especial, e não é só o gostinho do Big Mac, não. É o sabor da solidariedade. O McDia Feliz, que anualmente beneficia projetos pela cura do câncer infantil e juvenil já tem data marcada e em 2016 será no sábado, 27 de agosto.

A mobilização para a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), que é parceria do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) já começou. A instituição é participante da campanha coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e já está trabalhando para fazer da arrecadação deste McDia Feliz, mais um recorde.

Em 2016 serão contemplados 79 projetos de 58 instituições, o apoio será com base no valor arrecadado com a campanha em todo o território nacional. A Apala será beneficiada com a venda de tíquetes antecipados, produtos promocionais com a marca McDia Feliz e sanduíches Big Mac nos restaurantes de Maceió e Arapiraca no dia 27 de agosto.

O projeto beneficiado com a arrecadação será o da Informatização e Diagnóstico Precoce, com a implantação de sistemas informatizados, utilizando a tecnologia como ferramenta para que a Instituição reúna dados que ajudem no planejamento e na tomada de decisões, tornando o atendimento mais completo e as estatísticas precisas com relação às pessoas com câncer.

“Com os dados computadorizados vamos [a Apala] ter condições mais precisas de acompanhamento das famílias atendidas por nós, precisão mais exata dos serviços oferecidos pelos hospitais, o reconhecimento de novos casos e também poder criar estatísticas necessárias com relação às pessoas com câncer no estado de Alagoas que no momento são tão deficitárias”, explicou a presidente da Apala, Rosenita Fernandes.

Como adquirir os tíquetes antecipados

Este ano, a Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) já está com os tíquetes antecipados disponíveis para a venda pelo valor de R$ 15,50 (quinze reais e cinquenta centavos) cada um, que poderá ser trocado pelo sanduíche Big Mac na data do McDia Feliz, sábado, dia 27 de agosto.

Os moradores de Maceió e Arapiraca, interessados na compra de tíquetes antecipados, podem entrar em contato direto com a Apala, na Travessa Roberto Simonsen, 178 – Gruta de Lourdes, em Maceió, ou pelo telefone 2122-9421.

 A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais com a marca McDia Feliz vendidos pelas instituições participantes.

Isenção de ICMS

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas isentará o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos sanduíches Big Mac vendidos no dia 27 de agosto no estado. Em 2015, o valor de R$ 381.038,42 mil que seriam recolhidos como impostos em todo o Brasil, foram doados às instituições participantes da campanha por meio da isenção de ICMS.

Em Alagoas,  o projeto Informatização e Diagnóstico Precoce, com a implantação de sistemas informatizados da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala) será beneficiado com a venda do Big Mac (isoladamente ou na McOferta 01) no dia 27 de agosto de 2016 e com os recursos que seriam recolhidos com o ICMS.

A cada edição do McDia Feliz, a isenção do ICMS tem se tornado uma importante manifestação do apoio à causa do câncer infantil e juvenil. As instituições participantes da campanha solicitam isenção do imposto, de modo a destinar o que seria recolhido em prol do tratamento de adolescentes e crianças com câncer. Todas as iniciativas beneficiadas têm finalidade pública, portanto, o valor do imposto beneficiará a população de adolescentes e crianças com câncer no estado e seus familiares. O pedido é autorizado pela União e ratificado pelas Secretarias de Fazenda dos Estados no diário oficial. A prestação de contas de todos os recursos arrecadados no McDia Feliz está disponível no Relatório de Atividades Anual do Instituto Ronald McDonald, coordenador nacional da campanha.

Como participar

Existem várias formas de participar do McDia Feliz. Os interessados podem comparecer ao restaurante McDonald’s de sua preferência e pedir um Big Mac na data da campanha, adquirir tíquetes antecipados do sanduíche ou produtos promocionais com as instituições participantes. Para mais informações, entre em contato com a Apala, na Travessa Roberto Simonsen, 178 – Gruta de Lourdes, em Maceió, ou pelo telefone 2122-9421.

Sobre o McDia Feliz

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de instituições, funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de milhares de voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer. Em 2016, 79 projetos de 58 instituições de todo o país receberão recursos da arrecadação da campanha.

O McDia Feliz é o dia de maior movimento do ano nos restaurantes McDonald’s, além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de zero a 19 anos. A campanha, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e apoiar projetos que contribuam para o aumento dos índices de cura do câncer infantil e juvenil. Mais informações em www.mcdiafeliz.org.br