Alagoas

Obras de mobilidade urbana inibem criminalidade nas grotas de Maceió

Moradores das grotas já inauguradas pelo Governo relatam que houve diminuição da violência nas comunidades após a construção de escadarias, pontilhões e passeios

29/04/17 - 07h02

Promover mais mobilidade é dar condições de melhor deslocamento à população. Com a livre circulação de pessoas, um dos benefícios é a promoção da segurança e do bem estar da comunidade. É o que vem acontecendo nas grotas de Maceió que recebem os benefícios do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, promovido pelo governo do Estado, por meio da secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

O servente de pedreiro Daniel Alexandre do Nascimento, morador da grota do Aterro, no bairro do Novo Mundo, em Maceió, conta que com a conclusão das obras de mobilidade, a grota está mais segura. “Moro aqui desde que nasci e a grota está realmente mais segura agora. Os crimes mais frequentes eram homicídios, atualmente é bem difícil acontecer”, conta. 

O relato de um lugar mais seguro é confirmado também por Moisés Jonas Santana da Fé, técnico de enfermagem e também morador da grota do Aterro, que conta que a maior circulação de pessoas, acaba promovendo mais segurança.

“As pessoas estão circulando mais pelas grotas e isso acaba inibindo as ações criminosas. Quando acontece alguma violência, algum assassinato, por exemplo, geralmente é entre os bandidos mesmo. Moro aqui desde que nasci e ela melhorou bastante, desde a acessibilidade à segurança”, explica Jonas.

Na grota do Iraci, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, onde as obras já foram concluídas há quatro meses, os moradores também relatam a diminuição da criminalidade. Jaílson Raimundo dos Santos, morador há 28 anos da comunidade, conta que a comunidade sofria com a ocorrência de homicídios.

“O grande diferencial com a conclusão das obras foi o fato da polícia poder chegar até o fundo da grota. Antigamente os acessos eram vários e pra polícia descer era difícil. Agora eles descem as escadarias a pé e conseguem seguir com a viatura pelos passeios. Com os policiais circulando normalmente pela grota, a melhoria foi de 100%”, comemora Jaílson. 

A superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam, explica que um dos benefícios das obras de mobilidade é justamente coibir a violência.

“Com a construção de escadarias, pontilhões e passeios, as pessoas circulam com maior frequência. Quando proporcionamos a livre circulação de pessoas, nós colocamos “olhos” naquelas ruas e vielas que antes estavam abandonadas, à mercê da ação de criminosos. Com gente circulando livremente, a população se apropria daquele ambiente, tornando a grota parte da cidade, melhorando a autoestima da população e sua qualidade de vida”, explica Andreia.

A redução da criminalidade em Maceió foi confirmada recentemente pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, responsável pela elaboração da lista das 50 cidades mais violentas do mundo. Neste ranking, Maceió caiu 19 posições entre os anos de 2014 e 2016, com uma redução na taxa de homicídios em 28,98%.