Alagoas

Perita oficial alagoana é agraciada com medalha Silvio Viana

22/10/17 - 08h55
Divulgação

A perita oficial Rosana Coutinho foi um dos dez servidores públicos que mais se destacaram em 2017 e por sua contribuição à população alagoana, ela foi agraciada com a Medalha do Mérito Silvio Carlos de Luna Vianna, entregue na noite da última quinta-feira, (19).

A solenidade foi marcada por muita emoção não só por parte dos condecorados, mas também de seus familiares e amigos. Rosana e outros nove servidores tiveram seus trabalhos considerados de extraordinária relevância e exemplos de coragem, dedicação, eficiência, lisura e senso superior do interesse público.

Sobre Rosana, especificamente, vale destacar o resultado de sua dedicação junto à Perícia Oficial em planejar e instalar o primeiro Laboratório Forense e de Genética do Instituto de Criminalística (IC). “Desde 2007 eu lutava para conseguir as instalações do laboratório. Antes, quando algum caso ganhava repercussão, tínhamos de pedir favores aos estados vizinhos para realizar exames. Isso agora mudou, mas foi após muita luta, principalmente em busca de recursos”, desabafou Rosana. Até então, exames de biologia, toxicologia, química e de DNA forense eram realizados fora. Agora, Alagoas possui autonomia na área de análise forense.

Em sua 10ª edição, a honraria foi concedida pelo Governo do Estado e tem o objetivo de reconhecer o trabalho prestado por funcionários públicos em Alagoas. Além da tradicional outorga, o momento relembrou ainda a trajetória de Silvio Carlos Luna Vianna, tributarista que dá nome à Medalha. Estiveram presentes na cerimônia representantes de diversos órgãos e autarquias alagoanas, chefes do Poder Executivo do Estado e membros da família Silvio Vianna. O evento contou com um discurso emocionado de Silviane Vianna, irmã do servidor homenageado.

Sobre Rosana Coutinho

No Instituto de Criminalística desde 2002, a perita premiada é graduada em Ciências Biológicas, com especializações em Biologia de Ecossistemas Costeiros e em Genética Forense e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Atualmente, Rosana Coutinho é doutoranda em Biotecnologia em Saúde.

Além das implantações dos laboratórios, Rosana Coutinho atuou em perícias de locais de crimes contra a vida e contra o patrimônio, acidentes de trafego, perícias criminais em locais de crimes contra o meio ambiente e exerceu o cargo de diretora do Instituto de Criminalística. Ela também desenvolveu o projeto de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no laboratório geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

Reconhecimento

Além de Rosana Coutinho, receberam as medalhas a merendeira da Escola Estadual Irene Garrido, Maria de Fátima Pinto, Emerson de Barros Correia Moura (SSP), Luciana Maria de Medeiros Pacheco (Uncisal), Marcelo Tenório Malta (Sefaz), Paulo César Pereira Valões (Sesau),  Renato José Rezende de Holanda (IZP), Saadia Maria de Lima Silva  (Seplag),  Samara Veluma Lopes de Oliveira Veras (Seprev) e Shirley Mirely Gonçalves Araújo (Seris).