Alagoas

Peritos criminais e médicos legistas paralisam atividades por dois dias

23/04/18 - 09h41
Arquivo

Os peritos criminais e médicos legistas de Alagoas paralisaram as atividades por 48 horas, a partir da manhã desta segunda-feira (23). Apenas 30% das ocorrências serão realizadas, 30% dos corpos necropsiados serão liberados e não serão expedidos laudos periciais. Uma manifestação ocorre em frente à sede da Perícia Oficial, na Rua do Sol, em Maceió.

A categoria informou que deverá manter os exames em mulheres e crianças vítimas de violência. Para os demais casos, de acordo com um informe divulgado na manhã de hoje, os servidores deverão atender uma ocorrência e em seguida deverão deixar outras duas sem atendimento. Caso não haja avanços nas negociações junto ao governo do Estado, há a possibilidade de greve geral.

Médicos e peritos querem a aprovação de um Plano de Cargos Carreira e Salários, entregue ao governo de Alagoas em 2016; a nomeação da reserva técnica do concurso de 2013, de 17 peritos criminais e 2 peritos médicos-legistas; a realização de novo concurso para o quadro de auxiliares. A paralisação foi aprovada pelas categorias em assembleia realizada no dia 17/04.

Estado lamenta paralisação

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) informou que tem procurado resolver os pleitos das categorias e lamentou a decisão de paralisar as atividades. Confira a nota na íntegra:

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), tem procurado resolver todos os pleitos do Sindicato dos Peritos Oficiais de Alagoas, respeitando as possibilidades financeiras do Estado. Além de lamentar a decisão de paralisação da categoria, a Seplag reforça que a Mesa de Negociação continua sendo o canal de diálogo com os servidores públicos estaduais e que o Governo está aberto para receber e conversar com todas as partes que trabalham pelo bom andamento da máquina pública.