Alagoas

Reforma de escola estadual no Jacintinho vai fortalecer combate à evasão estudantil

17/11/17 - 18h07
Divulgação/Agência Alagoas

O Governador de Alagoas, Renan Filho, e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, entregaram na quinta-feira (16) as obras de reforma da Escola Estadual Profª Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, no bairro do Jacintinho. De acordo com a diretora da unidade, Lidiana Costa, as melhorias, além de beneficiar 1.859 estudantes, auxiliarão ainda mais no combate à evasão escolar.

“A última reforma que nós recebemos foi em 2012, e mesmo assim demorou muito, fazendo a gente perder o ano letivo inteiro. Com a escola reformada, os alunos têm mais vontade de ficar. Combatemos quase 100% da evasão, pois conversamos muito com os pais dos alunos. Temos uma comunidade bastante ativa e participante”, explica a diretora.

Entre os reparos realizados na unidade escolar estão: manutenção e melhoria das redes elétrica e hidráulica, retelhamento, novas portas e janelas, o paisagismo e jardinagem, a grafitagem nos muros da Miran Marroquim, além da construção da quadra de areia. Um ginásio poliesportivo também está sendo construído ao lado do prédio escolar, para beneficiar ainda mais os estudantes e a comunidade local.

O secretário Luciano Barbosa aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho dos professores e do servidor público da Educação.

“Agradeço muito o empenho do governador Renan Filho em transformar a Educação pública em prioridade da gestão. Quero ressaltar ainda a importância do diretor da escola. Por diversas escolas que tenho passado, em todo estado, tenho me deparado com ótimos diretores e professores competentes. Eles são fundamentais para uma boa educação em Alagoas”, relata o secretário.

Ainda durante a solenidade, o gestor da pasta afirmou ainda que o ginásio esportivo da Miran Marroquim será entregue até o final de dezembro, e que as obras da Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, localizada no bairro do Feitosa, já foram autorizadas para dar início aos serviços.

Dando exemplo

O jovem Jerry Adriano da Silva Filho, de 17 anos, representou os alunos durante um discurso para falar sobre a escola. Ele conta que já morou em Curitiba, mas nunca encontrou com um ensino tão bom quanto o da Miran Marroquim.

“As obras ficaram ótimas, acredito que vai auxiliar ainda mais o convívio social com a escola. Acredito que há uma energia muito grande entre educação e meio ambiente, que faz o aluno ficar na escola e ajuda a combater à evasão. Está tudo lindo, quase não reconheço a escola, de tão boa que ela ficou. Sem contar que o ensino daqui é inigualável”, conta Jerry Filho.

Fábrica de talentos

De acordo com a diretora da Escola Estadual Profª Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, a comunidade das Piabas, onde a unidade está localizada, é repleta de talentos, que vão desde a escrita e retórica até o canto e instrumentos musicais.

E o público presente, além das autoridades, lotou o pátio da escola para ver a apresentação musical da dupla Adriely Max e Felipe de Oliveira, ambos estudantes da 2ª série do ensino médio da escola. Eles cantaram o Hino de Alagoas.

“Canto profissionalmente há mais de um ano. A diretora me fez o convite para cantar o Hino de Alagoas. A escola está maravilhosa, as coisas novas fazem tudo ficar mais interessante e organizado”, diz Adriely. Para Felipe de Oliveira, as obras deram uma vida nova à unidade.

O professor de Artes da escola, Joab Antônio de Melo, corrobora com ideia da diretora Lidiana. “Eu sou maestro e comecei a observar quantos talentos nós temos na comunidade. A direção me dá um espaço muito bom para trabalhar e desenvolver o lado artístico dos jovens”, finaliza.