Alagoas

Universitários de Piaçabuçu denunciam superlotação em transporte

21/06/17 - 12h02
Reprodução / Piaçabuçu News

Estudantes que moram em Piaçabuçu e frequentam  faculdade em Penedo e Neópolis reclamam da superlotação dos ônibus. Eles denunciam o problema pelas redes sociais, em imagens que mostram a superlotação durante a viagem dessa terça-feira, 20. 

(Crédito: Reprodução / Piaçabuçu News)

Em entrevista ao site ‘Piaçabuçu News’, uma aluna, que não quis se identificar, relatou a situação explicando que as vidas dos estudantes estão em risco. “Não dá mais para esperar, pois nossas vidas estão sendo colocadas em risco”, afirmou. 

O TNH1 ouviu o secretário municipal de educação, Ariqueides Castro. Ele garante que a situação flagrada nas fotos teria sido um caso isolado. “Normalmente esse transporte é feito por dois ônibus grandes, mas justamente ontem, um deles teve o pneu furado e não deu tempo de consertar, então a empresa enviou um micro-ônibus para substituir”.

Ariqueides usou as redes sociais para dizer que muitos alunos acabam usando o transporte escolar sem uma prévia autorização, o que aumenta o número de passageiros, uma vez que esse novo aluno não fazia parte da lista de estudantes que utilizam o transporte.

Ele também garantiu que a Prefeitura irá resolver o problema o quanto antes. “Já foi solicitado que todos os estudantes que necessitam do transporte noturno para Penedo fossem à secretaria para fazer um cadastro, mas poucos compareceram”, ressaltou o secretário.

Confira na íntegra nota emitida pelo secretário:

Boa noite a todos.

Gostaria de esclarecer alguns pontos sobre o problema do transporte dos alunos para a cidade de penedo.

1- Estudantes do Pontal do Peba:

Lamento profundamente que o horário de retorno ao Pontal do Peba tenha que ser feito em horário tão avançado, porém, as informações que chegaram até a Secretaria de Educação é de que, entre os alunos que estudam em Neópolis, existem estudantes do Pontal do Peba, desta forma, se o ônibus do Peba sair às 22h, terá que deixar esses estudantes, o que, obviamente, não pode acontecer.

Caso esta informação não esteja correta, certamente o ônibus do Peba poderá sair mais cedo.

Assim sendo, convoco, primeiramente, todos os alunos que estudam em Neópolis a comparecerem à Secretaria de Educação, até sexta feita, dia 23 no horário da manhã (até 12h), para que possamos ter um levantamento real desta situação. Lembrando que todos os estudantes de Neópolis, independente de morarem no Peba ou no centro deverão comparecer à secretaria.

2- Cadastro de Estudantes:

Como já foi dito pela Agente Administrativa da secretaria, Maria do Carmo (Duca), já foi solicitado que todos os estudantes que necessitam do transporte noturno para penedo comparecessem à secretaria para fazer um cadastro e poucos foram os que compareceram.

Diante disso, estaremos realizando na próxima semana (de 26 a 30 de junho), no horário da manhã (de 8h às 12h) um novo cadastro onde todos deverão levar uma declaração da instituição de ensino onde estuda informando inclusive os dias e horários das aulas acompanhado de uma foto 3×4.

Após o término desse cadastro, a secretaria irá confeccionar carteiras que serão de uso obrigatório nos ônibus.

3- Quantidade de Ônibus:

Desde o início da Gestão, estamos enviando 2 (dois) Ônibus grandes para fazer esse transporte. Fiquei sabendo hoje, através do WhatsApp, que no dia 19 (segunda feira) e 20 (terça feira) um dos Ônibus foi substituído por um Micro Ônibus sem o meu conhecimento e obviamente do prefeito Djalma Beltrão. Vou procurar saber pessoalmente o que aconteceu e tomar providências para que não aconteça mais essa substituição.

Finalmente, estou e estarei, juntamente com toda a equipe da SEMED, sempre a disposição de todos para, na medida do possível, buscarmos soluções para os problemas que possam surgir.

Atenciosamente,

Ariqueides Castro.


*Estagiário sob supervisão da editoria