Alagoas

Vídeo: da zona rural e de escola pública, garoto de 16 anos é aprovado em Medicina na Ufal

19/07/17 - 12h39
Cortesia ao TNH1

Quem disse que sonhos não se realizam? O estudante Weverton Lopes Cândido conseguiu realizar um, dos grandes, esta semana ao ser aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com apenas 16 anos.

De origem humilde e sorriso largo, o "fera" vive no distrito de Canastra, zona rural de Ibateguara, na Zona da Mata alagoana. As escolas de Ensino Fundamental Pedro Veloso (municipal) e Monsenhor Luís Carlos de Oliveira Barbosa (Estadual), no centro da cidade, foram as bases necessárias para o que muitos consideram uma verdadeira façanha realizada pelo garoto.

Foram horas de dedicação e dificuldades na rotina do agora jovem universitário. Ele não tinha acesso a muitos materiais didáticos por conta do pouco dinheiro. “Fiz o Enem no ano de 2015, quando ainda cursava o Ensino Médio, como treineiro e, apesar de ter estudado muito, não esperava esse resultado”, comemora o garoto.

O adolescente contou durante entrevista ao TNH1 que foi aprovado, inicialmente, em Engenharia Civil, curso que frequentou enquanto permanecia na lista de espera para Medicina, sua primeira opção no Sisu. “Na primeira chamada, eu fui convocado para Engenharia, mas uma semana depois saiu a segunda convocação, para a confirmação de matrícula”, conta. “Não acreditei! Como Medicina foi minha primeira opção, a matrícula foi transferida automaticamente”, disse, emocionado.

O maior apoio recebido, segundo o jovem, foi da mãe – que trabalha como auxiliar de professora. Weverton tem uma irmã de 24 anos e um irmãozinho de 1 ano e 8 meses, e toda a família vai ser afetada com a novidade. “Estamos muito felizes e nos preparando para as mudanças que virão no futuro”, disse.

Pelas redes sociais, Weverton registrou o momento em que comemora a conquista. “Eis que o sonho se realiza e você tem que cumprir o que manda a tradição e as promessas”, postou.

Veja vídeo:

Persistência de alunos rurais faz diferença, diz diretora

A Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira Barbosa, onde Weverton estudou todo o Ensino Médio, é conhecida na região pelo desempenho dos alunos, principalmente, os que vivem na zona rural do município. Atualmente a escola ensina a 604 estudantes.

Escola Estadual Monsenhor Luís Carlos de Oliveira (Foto: Cortesia ao TNH1)

De acordo com a diretora, Rosineide Maria Pinheiro da Silva, a persistência dos alunos faz toda a diferença. “Weverton foi um de nossos alunos de maior destaque, mas assim como ele, temos outros que insistiram nos estudos e já estão cursando faculdade em Maceió”, contou, durante entrevista ao TNH1.

“Impressiona o fato de eles enfrentarem tantas dificuldades, como a distância, as condições climáticas e muitas vezes, a falta de recursos em casa, por amor aos estudos”, emociona-se.

Weverton ainda não sabe que área da medicina vai seguir. No momento, ele quer agradecer a todos que o ajudaram e se divertir um pouco, já que continua sendo adolescente, apesar das novas responsabilidades do curso. "As aulas já começaram e a caminhada é longa", ressaltou.

E para quem ainda tenta alcançar um sonho que "dá trabalho", ele aconselha: “Não desanime com os desafios, pois o homem que move montanhas começa carregando pequenas pedras".