Alagoas

Vídeo: Fenômeno da web, Dinho "Papa-Capim" entrega passarinhos ao IMA

22/06/17 - 18h31
Reprodução

Depois de bombar na web com seus vídeos ouvindo canto de pássaros e falando os bordões “ô, papa-capim dos meus sonhos” e “é muita melodia”, o alagoano Cláudio dos Santos Nogueira, mais conhecido como Dinho Kapp, deu um exemplo de consciência ambiental nesta quinta-feira (22), ao procurar Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) para receber orientações de como criar e adquirir legalmente pássaros silvestres.

Em uma publicação na página do órgão no Facebook, Dinho aparece reunido com o gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação, Epitácio Correia. O gerente afirma que Dinho fez entrega voluntária dos pássaros que cria, e posteriormente deverá receber animais de origem legal da Associação dos Criadores de Curió.

Confira o vídeo:

O IMA também aproveitou para divulgar informações para os interessados em criar aves silvestres:

Todo cidadão maior de 18 anos pode se tornar um criador amador de passeriformes silvestres

Criador Amador de Passeriformes: Pessoa física que mantém em cativeiro, sem finalidade comercial, indivíduos das espécies de aves nativas da Ordem Passeriformes, descritos nos Anexos I e II da Instrução Normativa IBAMA nº 10 de 2011, com o objetivo de contemplação, estudo e conservação de espécies de pássaros ou para desenvolvimento de tecnologia reprodutiva das espécies, com possibilidade, a critério do IBAMA, de participação em programas de conservação do patrimônio genético das espécies envolvidas.

O SISPASS é um sistema de monitoramento informatizado do IBAMA que tem por objetivo a gestão das informações referentes às atividades de criação amadorista de passeriformes da fauna nativa brasileira.

O interessado em iniciar a criação legal de passeriformes deve se cadastrar na página do IBAMA e comparecer em uma unidade do IMA/AL, portando seus documentos pessoais para que sua inscrição seja homologada e o boleto referente à taxa da licença seja emitido. A licença deve ser adquirida antes da aquisição do pássaro, lembrando-se que essas aves devem ter origem legal, ou seja, devem ser provenientes de outro criador amadorista ou de um criador comercial.