Brasil

Adolescente mata comparsa durante discussão após assalto em Recife

17/10/17 - 08h13
Reprodução / Folha de Pernambuco

Um assalto em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, terminou com uma pessoa morta e duas feridas, na tarde desta segunda-feira (16). Um suspeito foi assassinado durante a fuga por um dos comparsas, um adolescente de 17 anos que afirma ter dado um disparo acidental.

Já os feridos foram as vítimas do assalto, um homem de 29 anos, que levou uma coronhada na cabeça, e uma mulher de 28 anos, baleada de raspão no rosto. Ela foi socorrida e passa bem. O nome dos envolvidos não foi divulgado.

Segundo a polícia, o jovem de 17 anos estava com três homens em um Palio, que tinha sido roubado na última quinta-feira (12), em Escada, na Mata Sul de Pernambuco. O grupo passava pela rua Desembargador José Neves quando abordou o casal, que caminhava na região, por volta das 17h20. "O marido reagiu [ao assalto] e eles entraram em luta corporal. Ele levou uma coronhada na cabeça, e o menor disparou um tiro contra a mulher. Foi atirar nele, mas pegou na boca da mulher dele. Ele diz que foi acidental, mas eu não acredito", explicou a delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

O tiro foi de raspão, e a mulher foi socorrida por populares para um hospital particular e depois transferida para o Hospital da Restauração, no Derby, centro do Recife. Segundo a polícia, ela passa bem e não corre risco de morte.

Após o roubo, os quatro criminosos entraram no Palio, levando os pertences do casal, como celular, bolsa e carteira. O grupo trocou de carro pelo menos duas vezes durante a fuga e houve uma discussão entre o adolescente e um dos comparsas, que motivou o assassinato. O motivo da briga não foi esclarecido pela polícia. "Houve uma desavença dentro do carro, e ele atirou, que diz também ter sido acidental, nas costas do outro bandido e matou", relatou a delegada.

O menor fugiu novamente, mas acabou sendo preso em casa, na comunidade do Coqueiral, por uma equipe do grupo Tático de Apoio Itinerante do 19° Batalhão da Polícia Militar. “Nós tivemos informações que nos levaram aonde ele estava. Ele já estava saindo com a namorada de casa quando nós o pegamos. No local, apreendemos duas armas”, disse o tenente Roberto Batista, comandante da guarnição. As armas apreendidas foram dois revólveres calibre 38.

O suspeito foi levado para o DHPP, onde prestou depoimento para a delegada Gleide Ângelo. Ele confessou que atirou nas duas pessoas. O jovem vai ser autuado pelo ato infracional equivalente ao homicídio e às duas tentativas de latrocínio. As armas e os carros usados no assalto e na fuga estão apreendidos. As vítimas dos veículos irão fazer o reconhecimento e, se confirmados os roubos, o adolescente também vai responder por esses crimes.