Brasil

Blogueira acusada de discriminar bebê com Down tentou suicídio recentemente, diz advogado

26/03/17 - 15h19
Reprodução

Acusada de discriminar um bebê com Síndrome de Down, a blogueira pernambucana Julia Salgueiro, do blog ModaModaModa, "passa por um processo depressivo e de síndrome do pânico, em fase de tratamento, após uma lamentável tentativa de suicídio", segundo nota enviada ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação pelo seu advogado.

Durante todo o dia, o Jornal do Commercio tentou, sem sucesso, contato com Julia, para ouvir versão dela do fato. À noite, através da nota assinada pelo advogado, veio a sua primeira defesa em público.

Em pouco mais de oito linhas, o advogado da blogueira, Humberto Cavalcante, disse que "o que vem sendo compartilhado não corresponde à realidade dos fatos", sobre o comentário de Julia no post da tia do pequeno Fernando, de apenas 11 meses.

Veja a nota na íntegra

"Diante da repercussão negativa e das imagens propagadas fora do contexto, viemos esclarecer que o que vem sendo compartilhado não corresponde à realidade dos fatos. O que era apenas um debate entre colegas de forma coloquial numa rede social, foi mal interpretado de maneira diferente do real significado. Além do mais, uma discussão onde foi colocada uma visão geral do problema foi tida como ofensa pessoal aos envolvidos quando não foi. Julia além de não ser a favor do preconceito de nenhuma forma ainda defende minorias. Ainda é importante ressaltar que Julia passa por um processo depressivo e de síndrome do pânico, em fase de tratamento, após uma lamentável tentativa de suicídio. Temos certeza que, após a ida à policia para depoimento, tudo ficará esclarecido. Fatos isolados e frases soltas usadas de forma a criar um novo texto, podem distorcer qualquer história, pois a maneira de interpretar o texto poderá sofrer várias abordagens. Grato desde já pela ouvida de minha cliente. Humberto Cavalcante OAB 43.099"

Entenda o caso

Juliana Preto, tia de Fernando, publicou uma foto com o sobrinho em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Na postagem, Julia comentou "É que nem filhote de cachorro. Lindos quando são pequenos mas quando crescem só pensam em trepar" e afirmando que portadores da Síndrome de Down são "nojentos". Após a repercussão de seus comentários, Julia Salgueiro desativou suas redes sociais particulares.

Família prestou queixa contra a blogueira

Poucas horas após o comentário da blogueira no post do pequeno Fernando, Maria Claudia Albuquerque, mãe de Fernando, prestou queixa contra Julia Salgueiro, na Delegacia de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ela será intimada a prestar depoimento. "O delegado responsável tem a expectativa de concluir o inquérito antes do prazo comum de 30 dias, uma vez que as provas determinantes já foram entregues à polícia, e encaminhar para a justiça. A acusação, a princípio, é de injúria qualificada, a pena para esse tipo de crime é de um a três anos de reclusão, além de multa", disse a nota enviada pela assessoria de comunicação da Polícia Civil.