Brasil

Facebook vai doar câmeras de 360 graus para escolas públicas do Brasil

11/12/17 - 19h04
Olhar Digital

O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 11, uma parceria com a ONG Recode em um projeto chamado "Cineastas 360". Por meio deste projeto, a empresa vai distribuir câmeras de 360 graus para escolas públicas do Brasil.

Ao todo, a empresa vai selecionar dez escolas - duas em cada região do Brasil, uma por semestre. Cada colégio vai receber três kits incluindo um Gear VR (visor de realidade virtual da Samsung), a câmera de 360 graus, um tripé e um smartphone da Samsung para usar com o Gear VR.

Já a Recode vai atuar capacitando os estudantes que participarem do projeto, ensinando-os a usar os equipamentos e a produzir vídeos com eles. Os alunos deverão "produzir filmes que retratem questões relevantes de suas comunidades", disse o Facebook no anúncio oficial. 

O projeto foi anunciado durante a inauguração da Estação Hack, uma escola de tecnologia que a empresa manterá a partir desta semana em São Paulo. O melhor filme produzido por cada escola será levado a um grupo de jurados na Estação Hack.

No final do ano, os filmes vencedores de cada semestre serão compartilhados pela página oficial do Facebook na rede social. Os equipamentos fornecidos pela empresa continuarão nas escolas após o término do projeto.

O "Cineastas 360" é uma reedição de um projeto semelhante que o Facebook liderou nos EUA. Lá, a ação foi promovida com a ajuda da ONG Digital Promise.