Brasil

Força Nacional chega a Porto Alegre para reforçar segurança

28/08/16 - 23h39

Na tarde deste domingo (28), desembarcaram em Porto Alegre 120 agentes da Força Nacional para reforçar o policiamento no RS. O envio dos soldados foi aprovado pelo presidente interino Michel Temer depois de pedido feito pessoalmente pelo governador do RS, José Ivo Sartori, na sexta-feira (26).

Os agentes estavam no Rio de Janeiro, onde integravam as forças de segurança para a Olimpíada. Em território gaúcho, eles trabalharão ao lado da Policia Civil e Brigada Militar. A tropa atuará no policiamento, ficando subordinada a comandantes da Polícia Militar.

O efetivo de 120 agentes será reforçado com o envio de 30 viaturas e de mais 20 homens durante esta semana. A Força Nacional pode ficar de 30 a 90 dias no RS. Entretanto, o convênio com o governo federal pode ser prolongado, conforme necessidade.

Primeiramente, a Força Nacional seria responsável pelo patrulhamento de penitenciárias, liberando os policiais militares para o trabalho na rua. Posteriormente, o governo gaúcho recuou. Agora, a força tarefa que toma conta de alguns presídios - e que emprega brigadianos - permanecerá inalterada.

O pedido de auxílio foi realizado após o latrocínio que culminou coma morte de Cristine Fagundes, 44 anos, enquanto esperava o filho em frente à escola, na zona norte de Porto Alegre, na última quinta-feira (25).