Brasil

Mineradora admite a deputados existência de duto clandestino no Pará

25/02/18 - 20h06

Em audiência pública promovida por comissão externa da Câmara dos Deputados, a mineradora Hydro Alunorte admitiu a existência de duto clandestino em Barcarena, no nordeste do Pará. A região foi alvo de vazamento de rejeitos de bauxita. Laudos do Instituto Evandro Chagas e do Instituto de Química Fina do Pará constataram níveis elevados de alumínio e chumbo em rios e igarapés utilizados pela população. O chumbo é cancerígeno em caso de consumo continuado.

Nesta última sexta-feira (23), a comissão externa da Câmara visitou a sede e os sistemas de contenção de rejeitos da mineradora. Depois, promoveu um debate com representantes de 60 comunidades afetadas, além de integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública.

As ações do governo do Pará no município de Barcarena, mais especificamente nas comunidades Bom Futuro e Vila Nova, localizadas na área das bacias de rejeitos da Hydro. Coleta da água dos poços artesianos, para verificar se está própria para o consumo humano.