Brasil

PMs são baleados durante confronto na Rocinha

23/10/17 - 10h48
Reprodução/Luiza Muttoni

Dois policiais militares do Batalhão de Choque foram baleados durante confrontos com criminosos na Rocinha, nesta segunda-feira (23). Os militares foram encaminhados para o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. Os agentes ainda não foram identificados, um foi atingido na cabeça e outro no tórax. De acordo com a Polícia Militar, o quadro dos agentes é considerado estável.

Os PMs foram atingidos quando havia um confronto com os bandidos nas localidades conhecidas como 99 e Rua 1. A situação é de tensa na comunidade. Cerca de 10 viaturas da Polícia Militar estão na entrada do hospital.

Policiais do Bope e também do Choque estão responsáveis pelas ações na comunidade da Zona Sul. Ouvintes da BandNews FM relatam também um intenso confronto no Vidigal e na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Segundo os ouvintes, os tiros podem ser ouvidos pelo outro lado da comunidade, em Botafogo.

As escolas particulares na região funcionam normalmente, mas uma escola municipal na Rocinha está fechada e com isso, 233 alunos estão sem aulas. No Vidigal, 148 crianças ficaram sem atendimento em uma creche. Até o momento as unidades de saúde da Rocinha estão funcionando. Vias como a Autoestrada Lagoa-Barra e a Estrada da Gávea permanecem sem bloqueios no trânsito.

Após a ação, uma pistola foi apreendida e um criminoso baleado foi encontrado por policiais da UPP Rocinha. Ele foi reconhecido pelas equipes do Batalhão de Choque sendo como um dos envolvidos no confronto que vitimou os agentes. O suspeito também foi encaminhado para o Hospital Municipal Miguel Couto.

O clima é tenso na Rocinha desde o dia 17 de setembro, quando houve um intenso confronto entre facções rivais na disputa pelo controle do tráfico de drogas entre as quadrilhas de Rogério Avelino, o Rogério 157 e Nem da Rocinha. Com o caso, são 310 agentes de segurança baleados este ano, segundo levantamento da BandNews FM, do total, 108 PMs morreram.

Tiroteio neste domingo

Neste domingo (22), um outro tiroteio foi registrado na região conhecida como 99. Pelo WhatsApp da BandNews FM, ouvintes relataram o confronto. O Batalhão de Ações com Cães apreendeu três tabletes de maconha, uma granada e rádios transmissores.