Brasil

Post de pai de criança que não foi ao próprio aniversário viraliza; mãe se defende

26/04/18 - 11h22
Reprodução / Facebook

O post de um pai que promoveu uma festa de aniversário para o filho, de cinco anos, mesmo sem a presença do menino, viralizou na internet e já tinha mais de 40 mil compartilhamentos do dia 22 até esta quinta (26). O fato aconteceu no no Rio de Janeiro.

No post, o pai, Roberto Coutinho, conta que combinou com a mãe da criança no dia anterior que iria buscá-la para festa, mas ao chegar na casa da ex-mulher, nem ela, nem a criança estavam. Após uma hora de espera, a mulher atendeu o telefone e teria dito que estava indisposta.

A festa foi realizada mesmo sem a presença do menino, e as fotos entraram no álbum postado por Roberto como uma espécie de protesto contra a atitude da mãe.

A mulher não se pronunciou diretamente sobre o assunto, mas um texto que seria de autoria dela foi postado como comentário por Quézia Soares da Silva, que seria amiga da mãe da criança. No comentário, ela confirma que tomou a decisão de não mandar o filho para a festa e diz que a atitude foi resultado de anos de disputa para manter uma guarda amigável com o ex-marido.

O problema vivido por Roberto e a ex-mulher reflete uma situação muito presente em famílias de pais separados. Para o psiquiatra Fábio Barbirato, pai e mãe podem divergir porque são pessoas diferentes, mas não podem divergir em relação aos filhos. "É preciso sentar e conversar sobre a educação dele. Mas esse papo tem de ser entre pai e mãe e não entre ex-marido e ex-mulher. Eles precisam voltar a se falar, a ter um diálogo, não levando para a discussão dos problemas que tiveram como casal. Para a criança crescer com autonomia e ser assertiva, precisa que este pai e esta mãe tenham a cumplicidade e diálogo como pai e mãe que o geraram. Não há outra forma", afirmou em entrevista a O Globo.