Brasil

Prédio desaba, mata criança e deixa moradores soterrados em Salvador

13/03/18 - 08h47
Correio 24 Horas

A chuva que atingiu Salvador e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira (13) provocou o desabamento de um prédio de três andares na Rua Alto de São João, em Pituaçu. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, uma criança morreu quando o imóvel desabou às 6h. Pelo menos seis pessoas estavam no prédio. Três delas continuam soterradas.

O corpo de Robert de Jesus, de 12 anos, foi retirado dos escombros. Uma mulher de 35 anos foi resgatada com ferimentos leves na face e foi socorrida junto com uma menina de 11 anos, que sofreu traumatismo craniano leve. A mulher e a menina foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Elas foram retiradas dos escombro por volta das 6h30. O marido, identificado como Alex, assim que escutou os estalos saiu correndo e algumas telhas ainda o atingiram. Ele conseguiu sair e agora ajuda no resgate. A família morava no terceiro andar do prédio 

Vizinhos tentaram retirar as vítimas dos escombros desde os primeiros momentos após o desabemento com auxílio dos bombeiros e de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

No local tem um cheiro forte de gás. No prédio que desabou moravam, segundo moradores, pelo menos seis pessoas. "A casa tem pouco tempo de construída", relatou uma parente das vítimas. Moradores relatam entre as pessoas que ainda estão soterradas está Rosemeire Pereira, doméstica, 34, junto com seu filho, Artur, de um ano. 

"Eu sou madrinha de Artur, de um ano. Esse prédio  tem pouco prédio de construíndo, acho que dois anos. No andar de baixo  moravam dois irmãos e duas crianças: Robert (12 anos, que morreu), Artur (1 ano), Rosemeire e Alan, que é ajudante de pedreiro", explica Norma Barbosa. A madrinha de Artur conta que soube da notícia do desabamento pela televisão. "Fico nervosa sem saber como ele está. Me ligaram contando e eu vim pra cá". 

Em outro andar moravam Alex, auxiliar de serviços gerais de 29 anos, a doméstica Beatriz e Sabrina, de 1 ano, que é filha do casal. Alex, Beatriz e Sabrina saíram com vida. 

Cerca de 30 pessoas estão ajudando a retirar os escombros. Os bombeiros pedem silêncio - Com um apito - para tentar escutar as vítimas.

A Defesa Civil de Salvador recebeu 22 solicitações em função das chuvas entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. Entre as solicitações estão um rompimento de pista, quatro deslizamentos de terra, nove alagamentos de imóveis, um desabamento de imóvel, dois alagamentos de área, um destelhamento e um galho de árvore caído. Já choveu nas últimas horas mais de 50% do previsto para o mês de março. Qualquer emergência a população deve ligar para o telefone 199.

A previsão é que o tempo fique instável até a próxima quinta-feira (15).