Brasil

PSCOM participa do Seminário "Impacto Social, Político e Econômico das Fake News"

20/06/18 - 08h56

Preocupação cada vez mais premente dos veículos de comunicação em todo o mundo, as fake news, ou notícias falsas, há muito deixou de ser "brincadeiras de internet" e virou coisa séria.

Referência no jornalismo de credibilidade e de relevância no estado, o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) - que engloba a TV Pajuçara, afiliada Record TV em Alagoas, o Portal TNH1 e as rádios Pajuçara FM Maceió e Arapiraca - participa nesta quarta-feira, 20, em Brasília, do seminário: "Impacto Social, Político e Econômico das Fake News", promovido pela Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão). 

Dez especialistas foram convidados a debater o tema, entre eles, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luiz Fux. O presidente Michel Temer participou da cerimônia de abertura.

Representando o PSCOM no evento estão o Diretor Executivo, Leonardo Sampaio, e a Diretora de Conteúdo, Daniella Sarmento.

Para Sampaio, o papel da imprensa só cresceu em importância diante da disseminação de notícias falsas. "O PSCOM tem um compromisso com a verdadeira informação e sabe que hoje seu papel torna-se ainda mais relevante diante da proliferação de notícias falsas. Temos que nos unir no combate a esse tipo de informação e estar atento à proporção que as fake news ganham com as novas ferramentas. E o combate é com um jornalismo profissional e comprometido", avaliou.

Daniella Sarmento, que comanda o jornalismo do PSCOM, está atenta para a velocidade das notícias falsas nos tempos atuais, e com isso, a urgência do empenho de toda a classe jornalística para combatê-las. 

"Os conteúdos falsos, que sempre existiram, nos tempos de hoje se disseminam numa velocidade inimaginável. E o papel do jornalismo profissional e comprometido no combate às informações falsas nunca foi tão necessário. Esse momento só reforça o valor do jornalismo comprometido com a verdade e a credibilidade. O jornalismo do PSCOM reforça seu compromisso com a sociedade de ser referência na produção da informação verdadeira de forma a combater as fakes news", afirmou Daniella.

O SEMINÁRIO

Entre os palestrantes estão também os jornalistas Sivaldo Pereira, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB); Caio Quero, editor-chefe da BBC Brasil; Mara Luquet, fundadora do canal MyNews; Rodrigo Orengo, chefe de jornalismo na Rádio BandNews FM; João Beltrão, diretor de jornalismo da RecordTV Brasília, e Ana Dubeaux, diretora de redação do Correio Braziliense.

O presidente da Abratel, Márcio Novaes, convocou a todos da imprensa para um empenho conjunto para amenizar os impactos das notícias falsas.

"A Constituição é muito sábia. A liberdade de expressão é garantida, mas é vedado o anonimato. Os instrumentos estão todos aí. Agora, é partir para colocar tudo em prática", disse Novaes.

Em seu discurso (veja trecho no vídeo abaixo), o presidente Temer destacou a relevância da própria imprensa quanto às notícias falsas. Assista: