Ciência

Secti leva aulas de robótica à comunidade de Bebedouro em Maceió

20/05/18 - 21h50
Ascom Secti

Visando estimular a concentração, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a verbalização, o conceito multidisciplinar e o desenvolvimento e aplicabilidade de conhecimentos ligados à sustentabilidade, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) levarão aulas de robótica para jovens e crianças da comunidade do bairro de Bebedouro, em Maceió.

O projeto será desenvolvido todas as quartas-feiras, às 9h, no Centro Estadual do Esporte e Lazer (CEEL). A aula inaugural já está marcada e será no próximo dia 04 de junho. Na oportunidade, será assinado um termo de colaboração para formalizar a parceria entre as duas secretarias, o que resultará em outros projetos conjuntos.

Para participar do projeto basta ter entre 06 e 13 anos e comparecer ao local. As aulas são gratuitas e não é preciso nenhuma inscrição.

Segundo o superintende da Secti, Lairson Giesel, as atividades inovadoras que estimulam o raciocínio lógico das crianças e adolescentes é uma forma de despertar o interesse pela ciência, pesquisa e inovação, temas fundamentais para o progresso do Estado.

“As oficinas serão inicialmente de estímulo à lógica e mecânica e, em seguida, com a busca de parceiros da iniciativa privada, já num movimento de estímulo ao ecossistema de inovação local, de robótica aplicada, com programação, sensores de movimento, luminosidade, distância entre outros. Temos a convicção que o acesso assistido às novas tecnologias é o primeiro passo para que sejam superados os históricos abismos que não só Alagoas, mas o Brasil tem em relação aos demais países, quando o tema é inovação”, disse Lairson.

Já para gerente de políticas públicas para a juventude da Selaj, Gilliane Batista, esta parceria representa o início da oferta de diversos cursos e oficinas que movimentarão o CEEL. “O Centro de juventude é um espaço para promoção de atividades de lazer que estimulem o aprendizado. Através dessa parceria com a Secti, vamos executar várias ações interessantes dentro do nosso Centro e abrir o espaço para parcerias com outras secretarias também”, afirmou Gilliane.