Comportamento

10 filmes para motivar a sua carreira profissional

16/01/18 - 19h25
Ilustração

Você é um dos cinéfilos de plantão que adoram conferir um longa-metragem a qualquer momento? Que tal associar a sua paixão por filmes para ter mais ânimo em conquistar a sonhada carreira?

Tem momentos que dá um desânimo na vida, mas alguns longas conseguem nos incentivar a seguir com os nossos planos. No caso do mundo dos concursos, os estudos exigem muita dedicação (afinal, um cargo público é algo que deve ser levado a sério devido à grande concorrência), só que é possível dar umas pausas para poder refletir um pouco mais sobre a vida e não parar no meio do caminho.

Determinados filmes te ajudam a seguir em frente, seja em busca de uma carreira privada ou pública ou ainda continuar os estudos. Por exemplo, tem um dia que você está completamente cansado, sem forças para continuar e pensando em parar a sua jornada - nesta hora, o melhor é descansar; pode parecer um tempo perdido, mas se não der uma pausa vai ser difícil de seguir em frente e é exatamente nesta parte que entra as obras cinematográficas. Um filme tem o poder de nos incentivar a continuar os nossos objetivos, já que há vários exemplos de superação, sendo alguns reais.

Para te ajudar a dar aquele ânimo nos estudos e a correr atrás de uma trajetória profissional bem sucedida, o JC selecionou 10 filmes que você pode conferir a qualquer hora.

1) À Procura da Felicidade (2006)

Inspirado na história real do empresário Christopher Gardner, o filme do diretor Gabriele Mucciano mostra como foi o passado de Christopher antes da fama. Esforçado, sem dinheiro e abandonado pela esposa, ele faz de tudo para criar o filho e ser alguém na vida.

Quem assistir a este longa poderá ver que nada na vida vem tão fácil, mas que precisamos ter ânimo para continuar a nossa jornada.

2) Apenas uma Chance (2013)

Dirigido por David Frankel, "Apenas uma Chance" conta a história verídica de Paul Potts, um vendedor que sofre bullying desde a infância. O britânico tinha uma paixão por ópera, só que ninguém acreditava que um dia ele seria alguém, até que, aos 37 anos de idade, conseguiu vencer o reality show “Britain’s Got Talent”.

Sua trajetória se parece com a de muitas pessoas, que encontram várias dificuldades pelo caminho, mas que, com esforço, conseguem vencer na vida.

3) Homens de Honra (2000)

Carl Brashear é o primeiro negro a conseguir o título de mergulhador chefe da Marinha dos Estados Unidos, uma função até então conquistada pelos brancos. No decorrer da sua trajetória, Carl ainda encontra uma grande dificuldade: teve que amputar uma de suas pernas. Apesar da cor e da deficiência, ele continuou o trajeto rumo ao seu sonho.

Moral: mesmo que as pessoas não acreditem que você passará em um concurso ou que não terá um cargo sucedido, não deixe isso te abalar porque a recompensa está ali na frente apenas te esperando.

Este filme é baseado em história real e contou com a direção de George Tillman Jr.

4) Treino para a vida - Coach Carter (2005)

Inspiração é o que não falta no mundo dos cinemas. E nesta lista não poderíamos deixar de falar de "Treino para a vida - Coach Carter", dirigido por Thomas Carter.

Protagonizado por Samuel L. Jackson, o longa conta a história de Ken Carter, o dono de uma loja de artigos esportivos que aceita a missão de se tornar o técnico de basquete de sua antiga escola localizada em uma área pobre. Ao chegar lá, ele muda a história dos estudantes, exigindo mais disciplina e comportamento respeitoso; a princípio, os jovens não concordaram totalmente com o treinador, mas no final se tornaram um time imbatível.

Muitas vezes nosso rendimento diário não é bom devido à falta de disciplina e comprometimento, por isso devemos refletir bastante neste assunto.

5) Desafiando Gigantes (2006)

Alex Kendrick dirigiu um filme que deve ser assistido por todos, que é "Desafiando Gigantes". A obra mostra a história do treinador Grand Taylor, que comanda um time de futebol americano em decadência. Tudo parecia perdido, inclusive ele estava perto de perder o seu posto, quando resolve mudar a sua estratégia.

Como ele, muitas vezes devemos mudar as estratégias para que os nossos esforços deem resultado; não precisamos ficar presos à falta de tempo ou desemprego, devemos persistir até mesmo a cada reprovação.

6) Gladiador (2000)

O histórico filme de Ridley Scott apresenta Maximus, o comandante do exército romano que é predileto do imperador Marcus Aurelius. Ao ver que seu pai prefere Maximus, Commodus fica irado com o comandante e planeja a sua morte. Maximus perde toda a sua família e se vê em uma jornada difícil e cheia de empecilhos. No final, ele consegue conquistar honra e respeito perante toda a sociedade.

Ninguém falou que é fácil conquistar os sonhos, e por tal motivo, devemos seguir em frente mesmo que os outros tentem nos parar no meio do caminho.

7) A Vida Secreta de Walter Mitty (2013)

Protagonizado e dirigido por Ben Stiller, o filme nos mostra que Walter Mitty é um homem que, após sofrer perdas e ter diversas desilusões, decide embarcar em uma viagem cheia de aventuras, como fugir de vulcões em erupção. Ele queria recuperar o prestígio na revista que trabalha e, por isso, tomou a atitude de se aventurar.

Se você assistir essa história vai notar que muitas vezes devemos tomar uma atitude para superar o medo, o desânimo e até mesmo a preguiça.

8) Invictus (2009)

Nelson Mandela e o capitão da seleção de rúgbi da África do Sul fazem uma parceria para unir a população local por meio do esporte, apesar dos problemas do apartheid.

Inspirado no história real do líder sul-africano e dirigido por Clint Eastwood, o filme nos traz a mensagem de que a vitória é possível mesmo com todas as adversidades.

9) Quem quer ser um milionário? (2008)

O filme dirigido Danny Boyle trouxe à mídia um pouco do mundo indiano. Mas fora isso, todos podem se inspirar na vida de Jamal, um pobre rapaz que está prestes a ganhar o prêmio de 20 milhões de rúpias no reality show "Quem Quer Ser Um Milionário?". Em determinado momento, ele chega a ser investigado por suspeita de trapaças, e, para provar que é inocente, começa a contar da sua vida pelas favelas de Mumbai.

Como ele, é possível você transformar as situações da sua vida como belos ensinamentos para o futuro; uma reprovação pode ser o combustível para a aprovação.

10) Um Sonho Possível (2009)

Baseado na história do jovem negro e pobre Michael Oher e dirigido por John Lee Hancock, o filme traz uma bela lição de vida. Michael é filho de uma viciada e não tem lugar para morar, sendo rodeado por pessoas com má índole. Um dia a família de Leigh Anne Tuohy o vê perdido pela rua tentando encontrar para fugir da chuva. Apesar de algumas controvérsias, a família resolveu ajudar o rapaz que se tornou um atro do futebol americano.

Isso nos prova que é possível superar todas as nossas limitações e seguir em frente, portanto, não desista dos seus sonhos e continue firme nesta jornada!