Comportamento

Como saber se está na hora de se divorciar

01/10/16 - 12h27
Getty

Com Brad Pitt declaradamente surpreso com o pedido de divórcio de Angelina Jolie nessa semana, refletimos sobre o que pode levar uma pessoa a tomar a decisão de se divorciar. Será que Brad realmente não percebeu nenhum sinal do que estava para acontecer?

Especialistas em relacionamento falam sobre os sinais de alerta e explicam como navegar sobre os mares revoltos da separação e sobreviver. Esses conselhos servem para você, para mim, Brad, Angelina e qualquer pessoa.

O que procurar?

Nisso os especialistas concordam: o maior sinal de aviso de um divórcio iminente não são discussões frequentes ou ausência de intimidade, mas a falta de respeito.

“Eu acredito que o oposto do amor não é o ódio, mas sim a indiferença”, diz Arabella Russell, conselheira e especialista em relacionamentos.

“Indiferença, falta de respeito, desprezo e escárnio são feridas das quais dificilmente um casal se recupera.”

Há como salvar um casamento?

É possível, mesmo quando não há mais respeito entre o casal, caso ambos estejam dispostos a trabalhar duro para isso, diz Liz Hann, terapeuta de casais e membro doCounselling Directory.

“Coisas muito simples podem fazer a diferença, como as duas partes concordarem em não se xingarem mais. É surpreendente o quanto os casais costumam dizer coisas horríveis um para o outro. Abandonar esse mau hábito pode fazer uma grande diferença.”

Arabella Russell concorda que seja possível superar a falta de respeito, mas diz que pode ser muito difícil. “Quando esses sentimentos vêm à tona, é preciso falar sobre eles de forma sincera e explícita. Sentimentos ruins podem se infiltrar em relacionamentos sem que as pessoas percebam. Eu costumo perguntar aos casais se eles conhecem algum casal de amigos ou familiares que falem da mesma maneira que eles com seus parceiros e geralmente a resposta é não. Se o problema da comunicação for resolvido, pode ser que haja uma chance”.