Concursos

Concursos para Marinha e Exército têm mais de 1380 vagas

04/06/17 - 14h09

Quem não sonha em nunca mais ter que procurar por emprego? A estabilidade que um cargo público oferece leva muitas pessoas a estudar para conquistar uma vaga num concurso público. No mês de junho, A Marinha e o Exército estão com inscrições abertas para para preencher mais de 1380 vagas. Algumas das vagas exigem aptidões e conhecimentos muito específicos. Conheça os requisitos.

Concurso da Marinha

A Marinha do Brasil está com o edital aberto para admissão das Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, sendo elas o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro e para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Para.

Estão disponíveis 285 vagas, 170 destinadas ao CIAGA e 115 para o CIABA. Para participar, o candidato terá que ter idade mínima de 17 anos e máxima de 23 anos, concluído o Ensino Médio, além de outros requisitos especificados no edital.

As inscrições serão realizadas até o dia 8 de junho pela internet no site da Marinha, e o valor da taxa é de R$ 60,00. A seleção será realizada por meio um teste de conhecimentos, previsto para os dias 19 e 20 de agosto de 2017, seleção psicofísica que ocorrerá provavelmente entre os dias 18 de outubro e 23 de novembro, teste de suficiência física e entre os dias 4 e 15 de dezembro e por último, um período de adaptação e verificação de documentos 8 a 28 de janeiro de 2018.

Concurso para Exército

O Exército Brasileiro está entre os concursos com inscrições abertas, nesse caso são para três novos editais. Serão oferecidas 1.100 vagas para ingresso na Escola de Sargentos das Armas (EsSA) nos cursos de formação de sargentos músicos, de saúde e da área geral/aviação.

Do total de vagas, 1.000 são destinadas à área geral/aviação, dessas, 900 são reservadas aos homens e 100 às mulheres, entrar nos cursos de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicações, intendência, topografia, material bélico; armamento, material bélico; mecânico operador, material bélico; manutenção de viatura auto, manutenção de comunicações e/ou aviação; manutenção.

Serão reservadas 40 vagas para sargentos músicos, distribuídas entre os cursos de clarineta (10), flauta em dó/flautim em dó (2), saxhorne (5), saxofone (4), trombone tenor/trombone baixo (7), trompa (1), trompete/cornetim/flueghorne (9) e tuba (2). Os candidatos deverão comprovar habilidade em partituras com o instrumento musical, isso será verificado em exames específicos. As 60 vagas restantes são para sargentos de saúde, para a função de técnico de enfermagem.