Concursos

Exército inscreve para 1.100 vagas na Escola de Sargentos

05/04/18 - 13h00

A Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (ESA) divulgou as normas completas para realização do novo concurso nacional de admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde. O início das formações está previsto para fevereiro de 2019 e término em dezembro de 2020.

As 1.100 vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

  • Área Geral/Aviação: 910 vagas para os candidatos do sexo masculino e 100 vagas para as candidatas do sexo feminino;
  • Área de Música: 30 vagas para os candidatos de ambos os sexos; 
  • Área da Saúde: 60 para os candidatos de ambos os sexos.

Para participar do concurso, o candidato deverá, entre outros requisitos: ter concluído o ensino médio; possuir no mínimo 17 e no máximo, 24 anos de idade (para as áreas de Saúde e Música, a idade máxima será de 26 anos de idade, conforme o limite de datas especificado no edital); medir, no mínimo, 1,60m de altura, para o sexo masculino, ou 1,55m para o sexo feminino (mas há exceções, conforme o edital); e não estar em condição de réu em ação penal.

Para a área de Geral/Aviação os cursos são: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação - Manutenção.

Na área de Música os naipes são: Clarineta; Fagote em dó/Contra-Fagote em dó; Flauta em dó/Flautim em dó; Oboé em dó/Corne-inglês; Saxhorne; Saxofone; Tu b a; Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda; Trombone Tenor/Trombone Baixo; Trompa; Trompete / Cornetim / Flueghorne. Por fim, na Saúde as vagas estão destinadas ao curso de Técnico em Enfermagem.

A inscrição deve ser feita no período de 28 de março a 20 abril de 18, por meio do site da ESA (http://www.esa.ensino.eb.br/) ou mediante o envio de documentação impressa, caso o candidato não possa fazê-la pela Internet. Deve ser realizado o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 95,00.

Confira o edital completo no Diário Oficial da União (página 21).

O concurso de admissão para a matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

a) 1ª fase: composta pelas etapas de exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de habilitação musical, para os candidatos da área Música aprovados (aptos) nas etapas anteriores e convocados para este exame prático;

b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

As provas (exame intelectual) serão aplicadas provavelmente no dia 29 de julho de 2018, em locais anunciados no site da ESA, com bastante antecedência.