Cotidiano

Conteúdo é o ponto de partida para saber a forma ideal da estante

09/07/18 - 18h18
Pexels


O maior defeito que uma estante pode ter são suas dimensões. Isso vale tanto para a altura das prateleiras quanto para o tamanho do móvel, que pode ser desproporcional ao ambiente e ampliar a sensação de pouco espaço.

Antes de comprar ou projetar a peça, é bom saber o que será guardado nela.

Para acomodar objetos grandes, quadros e livros de arte -que podem ter mais de 40 centímetros de altura- é necessário que haja uma distância de 50 a 60 centímetros entre uma prateleira e outra, explica a arquiteta Samia Sarayedine. Já para livros de tamanho padrão (cerca de 23 centímetros de altura), um espaço com vão de 35 centímetros é suficiente.

Se o morador tiver uma coleção grande de livros, o móvel deve ser desenhado para acomodar todos eles.

Foi o caso da psicanalista e escritora Suely Rolnik, 70, que vive há três anos em um apartamento em Higienópolis, região central de São Paulo, com mais de mil exemplares.

Ela trabalha em casa, numa sala com livros em todas as paredes. As prateleiras, de cor clara, vão até o teto, para aproveitar bem o espaço. A iluminação é feita com spots, que servem para destacar as obras e criar um ambiente com meia-luz.

"Conviver com livros sempre foi fundamental pra mim, e essas estantes me dão um imenso prazer", afirma Suely.

O projeto do apartamento é da arquiteta Tania Eustaquio. "São prateleiras de consulta diária. Colocamos uma escada para facilitar o uso", diz.

Estantes que vão até o teto como as de Suely são indicadas para espaços com pé-direito baixo. Se o teto for alto, as prateleiras superiores ficam praticamente inacessíveis -tanto para pegar os objetos quanto para limpar. "É melhor deixar ao alcance da mão", diz Samia.

Com a estante em seu lugar, é hora de organizar os livros. A sugestão da arquiteta é brincar com suas posições, deixando alguns exemplares deitados e outros em pé. Outra ideia é formar grupos, que podem ser selecionados por tema, cor ou tamanho.

Também dá para deixar algumas capas viradas para frente, para funcionar como um quadro na prateleira.

Durante a organização, é preciso considerar a profundidade da estante e dos objetos que serão colocados nela, para que o livro não fique com um pedaço para fora ou perdido em uma prateleira funda.

Quem não tem uma coleção grande pode usar o móvel para guardar peças de decoração, plantas e fotografias. É recomendado deixar um espaço entre cada coisa, para não entulhar as prateleiras.

"Se você coloca cinco porta-retratos, eles perdem o valor, mas se você coloca um só, ele ganha peso", diz Samia.

As estantes podem funcionar ainda como divisórias de ambientes. O arquiteto Leo Shehtman usou o móvel para dividir o espaço de uma sala. Como a peça é vazada, ela permite que haja uma interação entre os dois lados.

A estante projetada por Shehtman é de madeira, mas o móvel pode ser feito de vários materiais, como pedra e metal -usado por Shehtman em um apartamento em Minas Gerais. "Usei metal para a estante ficar fina, porque o espaço não era muito grande. Assim, a peça traz leveza."

Para destacar os objetos, uma ideia é usar fitas de LED sob as prateleiras. Se o móvel fizer parte do projeto de reforma da casa, o arquiteto consegue prever o local ideal para os pontos de energia sem deixar fios aparentes.

Mas também dá para ter uma estante iluminada sem obras. Com os fios aparentes, o móvel ganha um ar informal, de acordo com Samia.

*

COMO ORGANIZAR A ESTANTE

Não coloque livros maiores do que o espaço disponível
Se você tiver exemplares grandes, como de arte e culinária, pode ser que eles não caibam em prateleiras comuns. Não os coloque na diagonal, de qualquer jeito. Se a profundidade da prateleira permitir, deixe-os na horizontal

Evite deixar muitos objetos na mesma prateleira
Ocupar todos os espaços da estante pode ser cômodo, mas o resultado é confuso visualmente, e os objetos ficam perdidos no meio de tanta coisa. Também não é indicado colocar vários porta-retratos juntos; o excesso de imagens faz com que nenhuma delas se destaque

Misture quadros, plantas e objetos de arte
Dá para deixar a estante visualmente interessante e cheia de informações sobre os moradores da casa com quadros, fotos, bebidas, objetos de arte e plantas resistentes, como suculentas. Esses itens dão vida para o móvel e são bons para quem não tem tantos livros em casa

Tenha nichos com a altura certa para suas necessidades
Se o objetivo é colocar objetos maiores nas prateleiras, como quadros, vasos e livros grandes, é preciso que haja altura na estante para acomodá-los. Os arquitetos recomendam que os nichos maiores tenham entre 50 e 60 centímetros. Para prateleiras de livros comuns, 35 centímetros de altura são suficientes

Coloque os livros em posições variadas
Na hora de arrumar os livros, dá para ir além do tradicional enfileiramento na vertical. As obras podem ficar deitadas, misturadas com outras em pé, ou mesmo com a capa virada para a frente. Também é interessante montar grupos de livros, que podem ter temas ou cores parecidas