Cultura

Arapiraca recebe escritores nacionais em evento gratuito nesta terça

03/04/17 - 19h28
Reprodução

Há quem escreva Brasil adentro e há também quem leia. Mas às vezes essa teia, esse fio literário não consegue se unir por uma questão técnica: conhecer, saber que existe.

Por isso, está chegando nesta terça-feira (4), em Arapiraca, parte de uma caravana de escritores que percorre o país pelo “Arte da Palavra”, projeto nacional organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).

O evento é gratuito e será realizado a partir das 19h, no Consul (sala do Conselho) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), situada na Rua Governador Luiz Cavalcante, bairro Alto do Cruzeiro.

Ao todo, serão 91 autores indo para diversas cidades do país. E em Arapiraca, na esteira desse “Circuito de Autores”, dois deles: Douglas Salomão, direto do estado do Espírito Santo, e Leonardo Villa-Forte, do Rio de Janeiro.

O primeiro tem doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e é membro da Escola Lacaniana de Psicanálise de Vitória (ELPV), além de ser autor dos livros “Zero” e “Um enlace de três: Augusto de Campos, Ana Cristina César e Arnaldo Antunes à luz da visualidade”.

Douglas, de modo geral, se interessa pela literatura, semiótica e psicanálise, com ênfase em questões ligadas à poesia visual, à poesia concreta, à escrita e a experiências que inter-relacionam texto e imagem.

Já Leonardo Villa-Forte é psicólogo e doutorando pelo programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade, na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. É autor dos livros de ficção “O explicador” e “O princípio de ver histórias em todo lugar”.

Ele ministra oficinas de produção textual e literatura expandida, levando suas pesquisas – questões trazidas pelo procedimento do uso do texto como um “ready-made” e da noção e prática da “escrita não-criativa” – para novos terrenos.

A mediação do papo será feita pela poeta e professora de Literatura, Língua Portuguesa e Redação, Marta Eugênia, que é especialista em Linguística.

O objetivo do “Arte da Palavra”, segundo os organizadores, é fazer circular a produção contemporânea do Brasil e abarcar de crianças a idosos em suas palestras e futuras oficinas. Diversas outras atividades ainda ocorrerão neste ano em Arapiraca, como o “Circuito de Oralidades” e o “Circuito de Criação Literária”.