Cultura

Comédia alagoana "Nem Morta" volta aos palcos neste domingo

17/11/17 - 20h00
Divulgação/Paula Araújo

A comédia alagoana Nem Morta estará em cartaz novamente no Teatro de Arena neste domingo (19). Texto de autoria do ator e escritor Tauan Pita, a peça tem produção e realização assinada pelo Centro de pesquisas Cênicas (CEPEC) e dirigida por Claudemir Santos. O espetáculo reúne experiências adquiridas na convivência familiar, fazendo com que a plateia se identifique com os personagens e momentos ali relatados.

O texto dramatúrgico foi publicado em 2016 no livro Novo Teatro, pelo edital de incentivo à produção literária da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano, onde divide a obra com mais dois textos teatrais de autores alagoanos.

O espetáculo Nem Morta teve sua estreia no dia 01 de abril de 2017 no teatro de Arena Sergio Cardoso. Os ingressos esgotaram em duas semanas e apresentação foi recebida de forma calorosa e animada.

Em abril de 2017, a peça foi contemplada com o edital da DITEAL “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, tendo o privilégio de ser apresentada no Tetro Deodoro no dia 07 de junho de 2017.

O elenco que teve sua preparação durante os quatro meses, o processo de criação das personagens foi por meio de jogos teatrais, domínio artístico dos meios de expressão do corpo e principalmente improvisação entre os atores. O elenco é formado por Lidiane Amorim (Tia Zélia); Natasha Cardoso (Antônio); Saulo Porfírio (Sr. Carmélio); Tauan Pita (Araci); Thiago Pancinha (Amado).

Em cena estão presentes dois irmãos em um velório, entrelaçados em uma única história, ninguém sabe dizer se é inventada ou se é real, se foi de fato boa a vida que eles tiveram ou não. Reserva-se para o espectador segredos, tristezas, alegrias, falácias e descrições de toda uma vida em família.

Na trama, Amado sentimental, encantador e poético, e Antônio, o indomável, de gênio difícil e não tão sensível; irmãos que vão construindo o todo com retalhos de experiências vividas, por lembranças quase esquecidas com a mãe. Da infância à juventude, juntos, embalados no mesmo ritmo, como dois contadores de história, contadores de suas próprias histórias.

Durante esse redemoinho de sensações, familiares aparecerão para complementar cada palavra, só que nem eles e nem ninguém sabe o rumo ou o nível de realidade que essa comicidade somada à poesia poderá tomar.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Texto: Tauan Pita

Direção: Claudemir Santos

Elenco: Lidiane Amorim, Natasha Cardoso, Saulo Porfírio, Tauan Pita e Thiago Pancinha

Música Original: Jamerson Soares

Arranjos: Ítalo Leal

Voz: Kissia Barros e Jamerson Soares

Mixagem: Edilberto Sandes “Brother”

Maquiagem: Lucas Lerato

Concepção de Figurino: Tauan Pita

Execução de Figurino: Natasha Cardoso e Adriana Pita

Iluminação: Claudemir Santos

Concepção de Cenário: Tauan Pita e Claudemir Santos

Execução de Cenário: Claudemir Santos

Produção Executiva: CEPEC (Centro de Pesquisas Cênicas)

Projeto gráfico: aNave Agência de Propaganda

Designer Gráfico: Henrique Manente e Ronaldo Tenório