Economia

4 dicas para controlar juros do cartão de crédito

Utilizar o cartão de crédito em um momento de aperto é muito tentador, mas em longo prazo pode ser uma péssima ideia. Saiba como controlar juros do cartão de crédito.

30/03/17 - 16h00


A utilização constante do cartão de crédito pode ser considerada por muitos como uma aventura. À primeira vista, tudo é muito bonito, mas qualquer descuido pode ser fatal.

Por isso, você precisa conhecer algumas dicas para controlar juros do cartão de crédito e manter-se longe deles.

DICAS PARA CONTROLAR JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO

Parcelar a fatura, pagar o mínimo ou utilizar um limite maior do que o permitido em seu orçamento são alguns dos motivos pelos quais os usuários do cartão de crédito se endividam e acabam pagando um dos juros mais altos do mercado.

1- PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Antes de começar a usar cartão de crédito, faça um planejamento financeiro. Programe-se para saber quanto pode gastar para que, no mês seguinte, consiga pagar o valor total da fatura sem nenhum problema e possa controlar juros do cartão de crédito.
 
Muitas vezes o limite de crédito acaba sendo igual ou superior ao ganho mensal do dono do cartão. Por isso, é importante fazer uma simples conta: somar todo o gasto fixo mensal, abater do valor do ganho e ver o que sobra no mês. Esse valor é o que pode ser gasto no cartão de crédito.

Mas sempre com cuidado especial com as compras parceladas, que podem te pegar de surpresa. O ideal é que você consiga manter um valor reserva para emergências.

2 - LIMITE O NÚMERO DE CARTÕES

Quanto mais cartão você tem, mais fácil será perder o controle. Tenha no máximo dois cartões, isso se achar necessário. Assim os gastos ficam mais concentrados, facilitando a análise e controle.

Evite cartões de lojas. Muitas delas só aceitam o pagamento dentro da própria loja, incentivando assim um novo consumo ou facilitando um eventual esquecimento da data de pagamento, levando a juros altíssimos por atraso e a dificuldade de controlar juros do cartão de crédito.

3 - NUNCA PAGUE SOMENTE O MÍNIMO

Pagar o valor mínimo da fatura parece tentador, uma linha de credito sem restrição e sem burocracia. Mas saiba que os juros podem ultrapassar os 17% ao mês.

Normalmente o mínimo representa 20% do valor total da fatura, ao pagá-lo, você está deixando em aberto ainda 80% para o próximo mês, valor que virá acrescido de juros, multa por atraso e taxa de IOF.
 
Não existe benefício algum nessa situação. Caso seja extremamente necessário entrar no crédito rotativo, verifique outras linhas de crédito com juros mais baixo e quite o cartão. 

4 - NEGOCIE O PAGAMENTO DA ANUIDADE

Algumas anuidades podem ultrapassar os R$ 1.500. Antes de escolher o cartão faça uma pesquisa sobre o valor da anuidade e se existe a possibilidade de negociação. A maioria das operadoras fazem descontos especiais. É importante analisar se o valor da anuidade condiz com os benefícios gerados pelo cartão.
 
Alguns bancos negociam a anuidade vinculando a um limite mínimo de gastos mensais.Verifique se esse valor está dentro do seu planejamento de gastos, e que não seja um incentivo para você gastar a mais do que o normal.
 
Lembre-se, o planejamento é essencial para controlar juros do cartão de crédito e seus gastos, entrar no rotativo é uma péssima decisão. Fuja das dívidas, e caso seja necessário algum empréstimo, procure a melhor opção.