Economia

Comprar carros no leilão do Detran vale a pena?

22/02/17 - 14h39
PUC RS

Considerado um meio seguro e barato de comprar carros, o leilão do Detran tem regras que variam de estado para estado. Em termos de custo, de fato, nos leilões é possível adquirir carros com descontos de até 70%, se levados em consideração o valor de mercado e a tabela FIPE. Para exemplificar, destacaremos como funcionam os leilões nos três principais estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Em comum a todos, entretanto, está a origem dos carros que são leiloados; todos são fruto de apreensões em operações policiais ou de órgãos de trânsito.

COMO FUNCIONA O LEILÃO DO DETRAN

No estado mais forte economicamente do Brasil, um veículo apreendido é destinado ao leilão do Detran após 60 dias de apreensão sem que o proprietário reclame sua posse e pague todos os tributos devidos. Assim que o órgão de trânsito paulista determina que o veículo seja leiloado, o proprietário é notificado, tomando ciência do prazo para reaver o mesmo. Em São Paulo, só são leiloados pelo Detran carros apreendidos pela Polícia Militar.

Já o leilão do Detran de Minas Gerais tem um procedimento que o difere dos outros estados da região Sudeste. Em território mineiro, quem desejar arrematar um carro no leilão do Detran precisa fazer um cadastro prévio para poder participar dos pregões. Em Minas, o prazo para que um veículo seja destinado a leilão é de 90 dias após a apreensão.

O prazo de 90 dias para um carro ir a leilão também é respeitado no estado do Rio de Janeiro. Assim como São Paulo, não há necessidade de cadastro para participar dos leilões, basta comparecer nos dias, locais e horários divulgados no site oficial e dar os lances conforme as regras estipuladas.

CARROS DE LEILÃO COM DÍVIDAS

Quando um carro é arrematado no leilão do Detran, o novo proprietário não arca com as dívidas anteriores. Na verdade, o valor pago pelo veículo já é usado para a quitação de todos os débitos, com o excedente sendo repassado ao antigo dono. No entanto, se o valor não for suficiente, o antigo proprietário será notificado a cobrir o saldo devedor, tendo o nome inscrito na dívida ativa do estado caso negligencie o pagamento.

O novo dono deverá, contudo, arcar com o valor do IPVA do ano corrente, se ainda não tiver sido pago, e todas as despesas relativas à emissão do novo CRV, alteração de características e emplacamento.

As possíveis desvantagens estão em eventuais prejuízos que possam ter que vir a ser cobertos com reparos e consertos, já que muitos dos carros leiloados são batidos, com graves problemas mecânicos ou mesmo problemas ainda não detectados, já que permanecem muito tempo em depósito, vindo a ser descobertos somente depois que são arrematados.

DATA DOS LEILÕES

O Detran de cada estado realiza o seu próprio leilão e as datas são definidas por cada Detran. Para saber as datas específicas para cada estado, visite o Detran do seu estado.