Economia

Conheça os quatro principais tipos de devedores existentes

29/09/16 - 10h20

Muitas empresas enfrentam um grande problema em suas áreas financeiras com a alta da inadimplência dos consumidores, o que é potencializado com a dificuldade de cobrar corretamente o cliente, sem que isso prejudique futuros negócios.

Por isso, na hora da cobrança, é melhor conhecer a fundo quem está devendo e quais as características do cliente. Veja os quatro perfis dos devedores mais comuns no mercado:

Devedor viciado: muitas vezes não possui nem mesmo problemas financeiros, porém, seu subconsciente sempre faz com que atrase os pagamentos, seja para se prevenir de imprevistos ou por outros motivos. Contudo, esse pode até pedir para renegociar os juros, mas sempre pagará;

Devedor ocasional: é o consumidor que busca sempre manter as contas em ordem, tendo sempre a intenção de pagar, entretanto, por motivo da ocorrência de algum problema, não conseguiu arcar com o compromisso. Geralmente fica muito irritado quando cobrado, pois não pensa que é devedor e se acha injustiçado, afinal sempre pagou. Sendo necessário muito cuidado para não desgastar a relação;

Devedor negligente: é muito comum, pois representa o consumidor que não possui sua vida financeira organizada, assim, facilmente deixará de pagar suas contas por ter esquecido. Nesse caso, o papel do cobrador é o de lembrá-lo de seus compromissos. Contudo, as negociações tendem a ser mais complexas pois, como nunca se preocupa com suas obrigações, são vítimas constantes de dificuldades financeiras e de eventos imprevisíveis. Nesse caso, é necessário estabelecer acordos bem claros com ferramentas para alertar o devedor sobre prazos de pagamentos. 

Mau pagador: esse é um grande problema para quem faz a cobrança, pois ele sabe que deve, já tem esse fato como uma constante em sua vida, mas mesmo assim se recusa a pagar, se esquiva do cobrador de todas as formas, inventa desculpas, desaparece, não está preocupado com o seu nome. Esses casos devem ser tratados de forma mais enérgica, com uma cobrança mais intensa e indo até as últimas consequências legais. Dificilmente esse será um consumidor interessante, pois de nada adianta vender se terá que realizar uma maratona para receber.

*Gilberto Bento Jr é advogado, contabilista e empresário.