Economia

Prazo para enviar o IRPF 2018 termina em 4 dias; saiba o que acontece se você não declarar

27/04/18 - 09h46

Os contribuintes que não enviarem a declaração do Imposto de Renda (IR) 2018 até a próxima segunda-feira (30) terão problemas com a Receita Federal. Perder o prazo de entrega ou não prestar contas com o Fisco podem render punições que vão desde o pagamento de multa a restrições no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) . 

Último balanço divulgado pela Receita Federal indica que já foram entregues 19.888.169 declarações. A expectativa do supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, é que 28,8 milhões de contribuintes enviem o documento até o fim do prazo.  Mas e quem não declarar?

Multa

A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O contribuinte tem o prazo de 30 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento.

CPF bloqueado

Quem não prestar contas ainda terá pendências no Cadastro de Pessoas Físicas. Na prática, o contribuinte com CPF pendente de regularização não pode, por exemplo, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel, tirar passaporte e até mesmo prestar concurso público. Além disso, ainda pode de ter problemas para movimentar conta bancária.

 Confira aqui todas as informações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2018