Economia

Qual o melhor banco para financiar carro

10/04/17 - 16h42


Com a retração da economia, a concessão de crédito bancário para financiamento de veículos vem se tornando cada vez mais complicada e os juros mais elevados. Mas das opções de crédito disponíveis no mercado para compra de carros, a primeira alternativa dos brasileiros continua sendo o financiamento, seguido do consórcio de automóveis. No entanto, os critérios para aprovação de financiamento de carro têm se tornando cada vez mais rigorosos. Por isso, é importante saber escolher o melhor banco para financiar carro e garantir uma boa compra.

De acordo com as últimas estimativas do mercado, a tendência é que os juros para financiamento de carro continuem crescendo, e que as condições tornem-se cada vez mais exigentes. Para quem, ainda assim, vai apostar neste tipo de linha de crédito para comprar um automóvel, vale a pena, mais do que nunca, pesquisar para encontrar o melhor banco para financiar carro.

COMO SABER QUAL O MELHOR BANCO PARA FINANCIAR CARRO?

Em primeiro lugar, é preciso ter a certeza de que o financiamento de carro é mesmo a melhor alternativa para você. Em relação às outras opções de crédito, a única vantagem real do financiamento, seja através de um banco ou diretamente da concessionária, é o prazo de retirada do veículo, que é imediato. No que diz respeito às taxas de juros, IOF, e o preço final, tanto o consórcio de automóveis como o leasing são mais vantajosos.

Em todo caso, se você optou pelo financiamento, é importante fazer uma pesquisa de mercado para conhecer as diferentes taxas dos bancos e financeiras e fazer simulações com diferentes prazos de crédito. 

A melhor maneira de se informar sobre as taxas de juros para compra de veículos, é através do site do Banco Central do Brasil, que semanalmente divulga uma lista com as taxas pré-fixadas, ao mês e ao ano, de todos os bancos e financeiras. Assim, fica mais fácil fazer uma estimativa e escolher o melhor banco para financiar o seu veículo, de acordo com as suas necessidades e condições.

Fique atento às suas finanças pessoais e lembre-se, não comprometa mais do que 25% do seu orçamento doméstico com as despesas do carro.

MENOS BUROCRÁTICO

Os bancos menos burocráticos para fazer financiamento de carro são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A primeira alternativa oferece serviços que são personalizados de acordo com o perfil financeiro dos clientes, assim, você pode contratar um financiamento que esteja de acordo com as suas condições financeiras.

O Banco do Brasil oferece financiamento de veículos apenas para correntistas e financia o bem em até 100% do seu valor, além de fornecer um desconto especial para quem contratar o Seguro Auto BB. O banco também se destaca por permitir que o cliente inicie o financiamento através do aplicativo da instituição, diminuindo a burocracia.

TAXAS MAIS BAIXAS

Os bancos com as taxas de juros mais baixas para financiar carro são o Santander com 1,85% a.m e 22,20% a.a, o Bradesco com 1,88% a.m e 22,56% a.a, e o Banco do Brasil com 1,89% a.m e 22,68% a.a. Além disso, se você der uma entrada no financiamento em qualquer um destes bancos, é possível diminuir o valor e a quantidade das prestações e consequentemente pagar menos juros.

MAIS CONFIÁVEL

Segundo o ranking do Banco Central, os bancos mais confiáveis para fazer financiamento de veículos são o Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. Estas instituições foram as que apresentaram os menores índices de reclamações dos clientes, tendo agilidade na hora de resolver os problemas.

Antes de fazer o seu financiamento, o ideal é pesquisar e comparar as condições de todos os bancos. Também é válido conversar com as pessoas que já fizeram financiamento e como foi a experiência delas com tais instituições bancárias.