Economia

Vendas porta a porta se tornam alternativa de renda na crise

03/12/16 - 20h30
Robson Ventura/ Folha Press

Diante das dificuldades de conseguir se recolocar no mercado, muitos trabalhadores encontram na venda porta a porta uma alternativa para incrementar a renda ou até ter um novo emprego.

Segundo a Abevd (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), em 2014, esse setor contava com 4,5 milhões de revendedores, saltando para 4,6 milhões em 2015. Na Natura, uma das mais tradicionais empresas do setor, o número de consultoras cresceu 4,4% no ano passado, passando de 1,31 milhão, em 2014, para 1,37 milhão, em 2015.

Para Roberta Kuruzu, diretora executiva da Abevd, a venda direta é muito democrática e, por isso, atrai tantas pessoas. "Não há impedimento de idade, não exige formação ou experiência anterior. Além disso, o investimento tem risco quase zero."

De acordo com um levantamento feito pela reportagem com cinco empresas do setor, o investimento inicial varia de R$ 60 a R$ 169.

Fátima Maria Perine, hoje revendedora de cosméticos, ficou quase um ano desempregada. Foto: Robson Ventura/ Folha Press

VANTAGENS

Outra vantagem, segundo Luiza Souza, diretora de marketing da Tupperware, é que a atividade não exige exclusividade. "Por esse motivo, ela pode fazer parte da vida das pessoas como uma geração de renda extra. O mais interessante é que o consultor pode se dedicar considerando quanto quer ganhar por mês, já que quanto mais horas trabalhar, maiores são as chances de um retorno financeiro."

Desempregada desde maio deste ano, a promotora de vendas Thaís de Souza Assis, 22 anos, decidiu ser revendedora DeMillus para aumentar a renda da família.

Para atingir novos clientes, Thaís utiliza a tecnologia. "Eu mando a revista on-line para meus contatos do WhatsApp, que sei que gostam dos produtos, o que facilita muito." Além disso, ela aproveita a clientela do salão de beleza da mãe para oferecer peças.

"Por enquanto, não dá para se manter totalmente, mas é um dinheiro que ajuda a pagar as contas nesse período em que estou sem renda fixa", conta.

Segundo ela, entre as vantagens da venda direta estão o investimento inicial, que é baixo, e a flexibilidade de horário.