Educação

Alunos de Fisioterapia têm artigo publicado em revista internacional

16/05/18 - 16h35

Os alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes – Unit, Aldair Darlan Santos de Araújo, Iran Henrique da Silva e José Mariedson da Silva Junior, juntamente com os professores Almir Dibai, Cesário Souza e Priscila Vanin, tiveram o artigo “Intra- And Inter-Reliability Of Fleximetry In Individuals With Chronic Shoulder Pain”, publicado na Revista Physical Therapy In Sport.

A professora Priscila Vanin Alves acredita ser fundamental proporcionar experiências que enriqueçam a formação profissional do acadêmico, favorecendo o desenvolvimento de suas competências. “O meio acadêmico possui várias ferramentas do processo ensino aprendizagem, inclusive a elaboração e execução de um projeto de pesquisa que tem como resultado um artigo científico.

Desta forma, é possível despertar vocações para a ciência e incentivar talentos potenciais na graduação. No caso do deste trabalho científico, o artigo ser publicado na revista científica Physical Therapy in Sport (Qualis A1) significa um enriquecimento no currículo dos docentes e discentes envolvidos; ampliando e possibilitando o crescimento profissional dentro do seguimento da pesquisa científica. Considerando que, o Qualis é um sistema usado para classificar a produção científica com o valor indicativo de qualidade decrescente, ou seja, o Qualis A significa a produção científica com qualidade mais elevada”.

Segundo o acadêmico Aldair Darlan, o incentivo precoce ao aluno à produção científica reflete na solidificação da formação acadêmico/profissional. No entanto, a publicação de um artigo científico está além de ter o nome estampado em uma revista científica. Contribui com o eu crítico do prestígio aluno, torna-o mais apto à discussão na tomada de decisões, diferencia-o frente ao competitivo mercado de trabalho e aos programas de pós-graduação, além de garantir que a ciência não estacione, o que é mais importante.