Educação

Documentário produzido por alunos discute acessibilidade em Maceió

24/05/18 - 16h05

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) indicam que existem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, o equivalente a 23,9% da população brasileira. Em Alagoas, o número de pessoas com deficiência é de 850 mil, o que corresponde a 28,3% da população total do Estado.

Em Maceió, capital do estado de Alagoas, pessoas com deficiência encontram problemas de diversas ordens, dentre elas está a mobilidade urbana. Para que haja participação efetiva da população com deficiência ou mobilidade reduzida, a legislação 10.098/2000 chegou para minimizar a falta ou pouca acessibilidade com a determinação que em espaços públicos e privados sejam planejados de forma acessível a todos.

No sentido de identificar tais problemas e indicar possíveis soluções, um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Tecnologia e Políticas Públicas (Sotepp), do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), desenvolveram uma pesquisa que culminou na produção de um documentário.

Acesso Livre é produto das discussões na promoção de acessibilidade e do exercício da cidadania, direito, educação e políticas públicas desenvolvidas para pessoas com deficiência. 

Segundo Guilherme Vasconcelos, um dos idealizadores do documentário e cadeirante, dentre as motivações para discutir a temática estava o mapeamento dos bairros de Maceió para dá a ver a realidade sobre a falta de acessibilidade e do não cumprimento da lei nº 10.098/2000.

O documentário se descortina na Avenida Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa), no bairro da Jatiúca, em Maceió/AL. A avenida foi mapeada com objetivo de analisar a acessibilidade, pois além de ser uma avenida com intenso fluxo de pessoas e um corredor de transporte, abriga ainda pontos comerciais, centros empresariais, consultórios médicos e uma associação de portadores de deficiência.

O lançamento do documentário será realizado no dia 28 de maio de 2018, no auditório da Indústria, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Maceió, no Centro. Após a exibição, será promovido um debate, durante uma mesa com representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade acadêmica.

Para Benjamin Vanderley, o debate se justifica por ser de interesse coletivo e ainda ter caráter interdisciplinar, pois as questões relativas à acessibilidade dialogam e exigem uma compreensão com essa característica.

A orientadora do projeto, profa. Dra. Daniela Kabengele, reforça que iniciativas como esta se justificam pelo cunho social e científico, havendo a necessidade de se manter uma agenda de debates sobre a temática acessibilidade, mobilidade e autonomia das pessoas com deficiência, em Maceió. SERVIÇO:

Lançamento do Documentário Acesso Livre e Debate sobre Acessibilidade, Mobilidade e Autonomia das pessoas com deficiência em Maceió/AL – 2017

Onde: Auditório da Indústria – IFAL Campus Maceió (antiga Escola Técnica) – Rua do Ferroviário, 530, Centro, Maceió/AL

Quando: 28 de maio de 2018 – das 8 às 12h

Inscrições no local e acesso gratuito

Informações:  Adriana Thiara Oliveira – 82 99321-4324