Educação

Dúvidas de um vestibulando de primeira viagem e suas respostas

17/04/18 - 10h00

A faculdade é um momento muito esperado pela galera que está prestes a sair do ensino médio, e traz consigo diversos questionamentos, principalmente, para quem é um vestibulando de primeira viagem. Para ajudar quem está nessa fase, o Cesmac colocou aqui nesta matéria alguns dilemas comuns entre os estudantes com suas respectivas respostas.

Para ingressar num curso de graduação no Cesmac, você precisa ter concluído o ensino médio e ser aprovado no processo seletivo vigente da instituição, que pode ser o Vestibular, Vestibular Agendado, Nota Enem ou através da seleção do Fies (feita pelo MEC).

Claro que sim. Hoje, com a diversidade de financiamentos estudantis, ficou muito mais fácil de você garantir sua vaga em uma instituição privada. No Cesmac, por exemplo, você tem a sua disposição o Fies e o Pravaler, além do Educa Mais Brasil, que oferece vagas de bolsas de estudo com até 50% de desconto.

Essa resposta dependerá do curso que você escolher. Alguns, como Direito e Enfermagem, têm duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. Outros, levam menos tempo, como Biomedicina e Serviço Social. No Cesmac, todas as informações sobre os cursos oferecidos você encontra em www.cesmac.edu.br/graduacao.


Chegamos a uma importante questão que você precisa ter conhecimento antes de escolher o seu curso superior. Então, vamos lá!

Licenciatura é mais indicado aqueles vestibulandos que pretendem virar professor e dar aula para o Ensino Fundamental e/ou Médio. Já o bacharelado é para quem pretende atuar de forma mais ampla no mercado.

E aí? Decidiu?

Essa é uma pergunta que pode ter diversas linhas de respostas. Pode ser: “faça o curso que você se identifica” e “siga os conselhos de seus pais”, mas quem melhor para responder e inspirar você senão quem já está na universidade? Para isso, dois alunos do Cesmac se dispuseram a dar depoimentos à reportagem sobre como escolheram seu curso. Confira o que eles disseram:


“Já sou formada em Jornalismo, mas percebi que não era o que eu queria para o meu futuro. Incentivada por meus pais, procurei um curso que me desse não somente estabilidade financeira, mas, sobretudo, satisfação profissional. E isso eu encontrei no curso de Fisioterapia do Cesmac. A cada dia me apaixono mais e vejo que fiz a escolha certa”. 


“Minha mãe é médica, então sempre foi uma coisa próxima a mim, graças a Deus. Desde pequeno, eu ia no hospital para vê-la, mas ainda não passava pela minha cabeça que um dia eu seria médico. O tempo foi passando, continuei próximo da Medicina, e decidi que era isso o que queria fazer da minha vida: cuidar das pessoas.

[...] Pretendo ser o melhor médico para cada paciente que no futuro estiver sob os meus cuidados”.

VESTIBULAR CESMAC 2018.2

Agora que você já esclareceu algumas das mais importantes dúvidas para prestar o vestibular, é hora de...? Se inscrever no Vestibular Cesmac 2018.2 é claro! Então, corre e garanta sua vaga em www.vestibularcesmac.com.br até o dia 27.04.