Educação

Energia Solar implantada no Cesmac leva oportunidades a alunos

30/10/17 - 17h50

Quando se trata de inovação, o Cesmac sai na frente! A novidade da vez é que a instituição iniciou a implantação do sistema de Energia Solar Fotovoltaica na estrutura de seus campi, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.

Os primeiros prédios a receberem os equipamentos foram os da Clínica Escola de Psicologia e da Extensão do Campus II – Doutor Alberto Antunes. No total, foram 36 painéis instalados pela empresa Marroquim Energia.

Segundo o professor Jarbas Cabral, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, a iniciativa, além de trazer benefícios ao Cesmac, servirá de oportunidade para alguns estudantes, principalmente dos cursos de Engenharias e Sistemas de Informação. “Estamos abrindo um campo de atuação e pesquisas na área. Aqui os alunos poderão ter contato e aprender com o funcionamento dos equipamentos”, declarou.

Com o projeto, o Cesmac terá redução em custos e, sobretudo, promoverá o uso de energia renovável e sustentável. Estima-se ainda que deixarão de ser emitidos aproximadamente 10,3 toneladas de CO2 por ano. Mas não para por aí, o Cesmac ainda estuda a instalação de uma Mini Usina que vai gerar 20 kWh/mês de energia em 16 prédios da instituição.

Para o Engenheiro Eletricista André Gusmão, responsável pelo projeto, os sistemas fotovoltaicos instalados no Cesmac demonstram o DNA de pioneirismo da Instituição. “Tais sistemas irão gerar energia limpa, contribuindo com o conceito de sustentabilidade do planeta e colocando a instituição um passo à frente das demais. Além disso, os professores e estudantes terão à sua disposição todos os componentes de uma solução fotovoltaica para estudo e pesquisa. Com isso, os profissionais formados aqui levarão para o mercado de trabalho um diferencial importante e inestimável nos tempos atuais: conhecimento sólido e de qualidade”, concluiu.