Educação

Pré-matrícula para novos alunos da rede municipal começa nesta sexta-feira

19/01/17 - 11h54
Pei Fon/ Secom Maceió

Conforme portaria nº 008, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (18), a pré-matrícula online da rede municipal de Educação de Maceió, referente ao ano letivo de 2017, inicia na próxima sexta-feira (20) e segue até o dia 27 de janeiro. Pelo terceiro ano consecutivo, as inscrições só serão feitas pela internet, através do endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br. O cadastro abrange somente alunos novos, ou seja, que ainda não fazem parte da rede municipal de ensino.

Para concorrer a vaga, os pais ou responsáveis legais devem acessar o sistema a ser disponibilizado no site da prefeitura a partir de sexta-feira e fornecer os dados solicitados, seguindo o passo a passo até a confirmação da inscrição. Feito isso, será emitido um comprovante de pré-matrícula, o qual deverá ser impresso ou salvo pelo requerente. O resultado oficial da seleção será divulgado no próprio site da prefeitura e nos meios de comunicação.

No ato do cadastro, os pais ou responsáveis precisam indicar três opções de escolas onde desejam matricular a criança. Para que o cadastro tenha êxito é preciso preenchê-lo corretamente e ter em mãos dados essenciais tais como a data de nascimento da criança, nomes oficiais das três escolas e saber com exatidão qual o período de escolarização que o aluno deve estudar em 2017.

Os critérios de seleção incluem disponibilidade de vaga para a unidade escolar selecionada, idade adequada ao ano escolar, ter irmão que estude na escola e criança com algum tipo de deficiência. A ordem de inscrição não será critério para seleção. A pré-matrícula também não representa garantia de vaga, já que esta depende da disponibilidade da rede.

ACESSO À INTERNET

Para quem não tem acesso à Internet, as próprias escolas da rede municipal funcionarão como parceiras da comunidade, que poderá usar o computador da unidade de ensino para efetuar sua pré-matrícula. Funcionários das escolas também estão orientados a auxiliar pais ou responsáveis na efetivação da inscrição.

A portaria completa sobre a pré-matrícula on line pode ser vista na página 4 do Diário Oficial do Município, disponível aqui.