Educação

Resultado da pré-matrícula on-line da rede estadual será divulgado a partir de 26 de dezembro

14/12/17 - 16h30
Valdir Rocha

Após a efetivação da pré-matrícula, que teve o prazo prorrogado para o dia 17 de dezembro, os estudantes novatos da rede pública estadual devem retornar ao site www.matriculaonline.al.gov.br no período de 26 a 31 de dezembro para consultar a escola selecionada para o aluno e também para saber o local e a data para a confirmação da matrícula. As informações são da assessoria da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc).

Pais de alunos fizeram contato com o TNH1 preocupados porque o prazo inicial de divulgação do resultado foi marcado para dia 13, ontem, mas ainda não havia iniciado. Hoje a Seduc confirmou a nova data, dia 26.

A matrícula on-line é direcionada exclusivamente para as séries de entrada: 1º e 6º anos do ensino fundamental; 1ª série do ensino médio; 1ª série do ensino médio integral; 1ª série do ensino médio integrado profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos [EJA] - 1º e 5º períodos diurnos e 1º e 6º períodos noturnos do fundamental e 1º período do médio.

Na última etapa, o interessado deve comparecer ao local indicado, com toda documentação solicitada no sistema, no período de 2 a 5 de janeiro de 2018. Vale ressaltar que esta etapa é a que garante, de fato, a vaga na escola.

Passo a passo - O estudante (maior de idade) ou seu pai/responsável, deve acessar o site www.matriculaonline.al.gov.br e clicar em pré-matrícula para iniciar o cadastro. Neste primeiro momento, será necessário preencher os dados pessoais do aluno e escolher a unidade escolar, turno, tipo de ensino e ano/série/ etapa almejadas. No ato de preenchimento, é preciso apontar outras duas opções de escola, além da que foi apresentada como primeira opção.

“No momento de preenchimento, é fundamental atentar para alguns detalhes, como, por exemplo, informar se o estudante possui algum tipo de deficiência, se possui algum irmão que já estude na unidade de ensino almejada, se já é aluno da rede estadual. Quem não tiver como imprimir o comprovante de inscrição, precisará anotar o número de protocolo gerado, que será solicitado nas próximas etapas da matrícula. É importante que os pais façam a pré-matrícula e não deixem seus filhos fora da escola. As Gerências Regionais de Educação e as escolas estaduais estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas e efetivação da pré-matrícula”, orienta Márcia.