Eleições 2016

Coligação de Almeida pede cassação de candidatura de Rui Palmeira

23/09/16 - 15h34

A coligação "Para Maceió voltar a crescer", encabeçada pelo candidato a prefeito Cícero Almeida (PMDB), protocolou na 2ª zona eleitoral da capital, nesta sexta-feira, 23, ação de investigação judicial eleitoral contra o também candidato a prefeito, Rui Palmeira (PSDB) e o candidato a vice, Marcelo Palmeira (PP).

Almeida acusa a chapa adversária de uso da máquina pública e pede a cassação das duas candidaturas. Na ação, Rui é acusado de supostos gastos com publicidade ocorridos dentro dos seis meses que antecedem ao pleito, com valores superiores à média dos primeiros semestres dos três anos anteriores ao da eleição.

"Atuando com base nos dispositivos da Lei 9.504/97, os advogados constataram que Rui vem fazendo publicidade dos atos institucionais da prefeitura e veiculando normalmente em suas páginas privadas de relacionamentos (Facebook e Instagran). Os advogados apresentaram provas das publicações, que estão acontecendo também na página oficial da prefeitura de Maceió, em larga escala, causando desequilíbrio de oportunidade entre os candidatos", argumenta a coligação autora da ação.

“São notícias de entregas de obras públicas, de reformas de prédios públicos, de entregas de casas populares financiadas pelo Governo Federal, de asfaltamentos e pavimentações de ruas, de ações sociais da prefeitura. Tudo o que antes (nos seis primeiros meses deste ano) estavam sendo objeto de maciça e extravagante propaganda nas rádios e geradoras de TV de cunho local, agora estão sendo repercutidos pelas redes sociais”, ressalta em um dos trechos da denúncia.

O OUTRO LADO

Contactada pela redação do TNH1, a coligação "Pra frente Maceió" informou não ter sido notificada sobre o teor da ação.