Eleições 2016

Ibope votos válidos: Rui tem 46%, Cícero Almeida, 26%, e JHC, 23%

30/09/16 - 21h22

O Ibope divulgou mais uma pesquisa sobre a intenção de voto dos eleitores para prefeito de Maceió nesta sexta-feira (30). Segundo os dados, divulgados agora à noite pela TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, Rui Palmeira (PSDB) segue como primeiro colocado com 41%, e Cícero Almeida (PMDB) manteve a segunda posição com 23%, seguido de perto por JHC, com 21%.

A pesquisa, no entanto, mostrou que há a possibilidade de o pleito ser definido ainda no primeiro turno, computando-se apenas os votos válidos (excluídos os nulos e os brancos). Neste cenário, Rui tem 46% dos votos que, somados à margem de erro 4%, alcançaria os 50% dos votos necessários para uma vitória em 1º turno. Já Cícero aparece com 26% e JHC 23%. 

Intenções de voto:

Rui Palmeira (PSDB):  41%

Cícero Almeida (PMDB): 23%

JHC (PSB): 21%

Paulão (PT): 2%

Fernando do Village: (PMN) 1%

Gustavo Pessoa (PSOL): 1%

Paulo Memória (PTC): 1%

Branco ou nulo - 7%

Não sabem ou preferiram não opinar - 3%

Intenção de voto (excluídos brancos e nulos):

Rui Palmeira (PSDB): 46%

Cícero Almeida (PMDB): 26%

JHC (PSB): 23%

Paulão (PT): 2%

Fernando do Village (PMN): 1%

Gustavo Pessoa (PSOL): 1%

Paulo Memória (PTC): 1%

Em simulação de um eventual segundo turno com os três candidatos que aparecem entre os mais bem colocados na pesquisa, o candidato tucano permanece como vencedor tanto contra Almeida quanto contra JHC. A simulação de um duelo entre estes dois aponta vitória do candidato do PSB.

Simulação segundo turno:

Rui Palmeira 51% x Cícero Almeida 32%

Rui Palmeira 49% x JHC 36%

JHC 47% Cícero Almeida 33%

Rejeição

No quesito rejeição, Paulão (PT) lidera com 58%, seguido por Cícero Almeida, que tem 40%. Fernando do Village (PMN) é o terceiro com 28% e Gustavo Pessoa o quarto, com 28%. Rui Palmeira tem a quinta maior rejeição, com 24%, Paulo Memória a sexta com 21% e JHC é o menos rejeitado com 17%. Não sabem ou não responderam totalizaram 4%. 

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas LTDA. e registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) sob o protocolo Nº AL-00492/2016. A pesquisa ouviu 602 eleitores e foi realizada entre os dias 27 e 30 de setembro, sendo que nesta última data foi realizada uma quantidade ínfima de entrevistas. Portanto, elas não alteram em nada o cenário, ou seja, não há uma quantidade significativa de entrevistas que foi influenciada pelo debate. 

A margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.