Eleições 2016

Pilar: pessoas ligadas a três coligações são alvos da Polícia Federal

23/09/16 - 12h53
Arquivo

Pessoas ligadas às três coligações que disputam a prefeitura de Pilar, cidade de região Metropolitana de Maceió, foram alvos do cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, na manhã desta sexta-feira (23).

De acordo com o delegado Fábio Maia, da Polícia Federal (PF), na casa dos suspeitos foram encontrados documentos que podem ser listas de eleitores que estariam tendo o voto comprado.

“São pessoas ligadas a todas as coligações da cidade, e com algumas dessas pessoas apreendemos um volume pequeno de documentos que serão investigados para ver se fica comprovado a realização de um cadastro de eleitores para o fim de capitação ilícita de sufrágio, que é um nome bonito para compra de votos”, explicou o delegado.

Veja Vídeo:

A operação foi desencadeada através de uma denuncia feita à Superintendência da PF em Alagoas, onde uma pessoa da cidade denunciou a suposta prática e apontou alguns suspeitos. “Essa é a forma que dá mais credibilidade a denuncia, mas ela pode ser feita através do telefone ou ainda através do aplicativo da Justiça Eleitoral”, apontou o delegado.

De acordo com as denuncias, candidatos ao cargo de vereador e cabos eleitorais estariam cadastrando eleitores e prometendo vantagens em troca de apoio político.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Sandro Augusto, titular da 8ª Zona Eleitoral do Estado de Alagoas, que fica na cidade. A PF não divulgou os nomes dos candidatos envolvidos e negou que houvesse o cumprimento de mandados de condução coercitiva.

O delegado disse ainda que a PF investiga a prática em outras cidades de Alagoas e que poderá haver outras operações do tipo no estado até a realização da eleição, marcada para ocorrer em 2 de outubro.