Eleições 2016

Rui Palmeira é líder isolado em pesquisa do Instituto Paraná

Levantamento aponta possibilidade de definição em primeiro turno e empate técnico entre JHC e Cicero Almeida

28/09/16 - 19h32

O Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCom) divulga a terceira pesquisa de intenção de voto para os candidatos a prefeito de  Maceió. 

O levantamento, encomendado ao Instituto Paraná Pesquisas, ouviu 1002 eleitores entre os dias 23 e 27 de setembro. O grau de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 09982/2016.

Acesse as pesquisas anteriores do Instituto Paraná

INTENÇÃO DE VOTO

Na primeira pesquisa divulgada em agosto Rui Palmeira, do PSDB, tinha 32,9% das intenções de votos. Na segunda pesquisa, realizada no início de setembro, ele aparecia com 33,6%. Agora Rui aparece como líder isolado com 40,2% as intenções de voto. 

Cícero Almeida, do PMDB, tinha 31,8% na primeira pesquisa. No segundo levantamento empatava tecnicamente com o candidato Rui Palmeira, pontuando 31,9%, e agora caiu para 23%.

JHC, do PSB, aparecia com 11,8% na primeira pesquisa; e com 15,5% na segunda. Agora ele aparece com 17,8%, empatado tecnicamente com o Cícero Almeida, considerando a margem de erro.

Paulão, do PT, aparecia com 3% na primeira pesquisa, e 2% na segunda. Agora o candidato aparece com 2,1%. 

Gustavo Pessoa, do PSOL, tinha 1,5% em agosto. Na segunda pesquisa não chegou a 1%; e agora tem 1,7%, empatado tecnicamente com Paulão, considerando a margem de erro. O candidato Fernando do Village, que não chegava a 1% nas duas primeiras pesquisas, agora aparece com 1%.

O candidato Paulo Memória não atingiu 1% na pesquisa. 

Em agosto, 7,4% não sabiam e 11% não votariam em nenhum candidato. No segundo levantamento, 5,8% não sabiam e 9,6% não votariam em nenhum candidato. Agora, 4,7% não sabem e 9,4% não votariam em nenhum candidato.

 VOTOS VÁLIDOS

A pesquisa do Instituto Paraná também totalizou a votação considerando apenas os votos válidos - desprezando-se os votos brancos, nulos e os indecisos – modo como é totalizada a votação pelo TSE. Veja os números: 

O candidato Paulo Memória não atingiu 1%.

REJEIÇÃO

 O Instituto Paraná também ouviu eleitores sobre a rejeição.  

O candidato Paulão continua liderando. Na primeira pesquisa ele aparecia com 36%. No segundo levantamento com 42,5% e agora com 43,4%. Veja como se saíram todos os candidatos.

 

Não sabem, 8,6%; poderia votar em todos os candidatos, 4,8%.

SEGUNDO TURNO

O Instituto Paraná também ouviu os eleitores considerando três diferentes cenários para um eventual segundo turno. Confira as simulações.

RUI X CÍCERO ALMEIDA

Em um eventual segundo turno entre os candidatos Rui Palmeira e Cícero Almeida, Rui venceria com 53,9% as intenções de voto. Almeida aparece com 29,7%.


RUI X JHC 

No confronto com JHC, Palmeira aparece nesta terceira pesquisa com 52,5% e JHC com 31%.

JHC X CÍCERO ALMEIDA

Em um terceiro cenário, prevendo um eventual confronto entre JHC e Cícero Almeida, pela primeira vez o candidato JHC ultrapassa o candidato Cícero Almeida.


JHC que tinha 27% na primeira pesquisa, subiu para 32,5% não segundo levantamento e agora aparece com 43,3%. Já Almeida caiu 50% da primeira pesquisa para 37,2% nesta terceira pesquisa.