Especiais

Beleza e preservação da orla lagunar

09/06/17 - 17h19

Conheça o Projeto Encontro das Águas e o trabalho da ONG Manda Ver

Com a ideia de plantar uma semente sobre conservação ambiental no imaginário infantil, o Projeto Encontro das Águas surgiu em Maceió levando crianças para dentro da floresta. Em parceria com a ONG Manda Ver, a Reserva Frascalli abre suas portas, em Rio Largo, para receber pequenos embaixadores trazidos pela organização, sempre com o objetivo de promover a educação ambiental.

O passeio começa com uma breve aula sobre a importância de cuidar das matas e nascentes de água mineral. De forma didática, as crianças têm seu primeiro contato com conceitos que relacionam preservação à manutenção da vida. Na sequência, vem a parte mais esperada: o tour na Reserva de Mata Atlântica, com mais de 2,5 milhões de metros quadrados, e diversas espécies de plantas e animais.

"Para nós é de fundamental importância que os moradores que vivem no nosso entorno compreendam o valor de cada árvore, de todo este complexo natural que trabalhamos para manter vivo", acrescentou Edênia Oiticica, gerente da Frascalli.

Recentemente, o projeto possibilitou o passeio com crianças da favela Sururu de Capote, localizada em frente à Lagoa Mundaú, uma área bastante degradada. "Queremos que eles transmitam o conhecimento adquirido no passeio para toda a comunidade, ajudando a cuidar da lagoa, fonte de sobrevivência de suas famílias", afirmou Carlos Jorge, coordenador do Projeto Manda Ver.  

E o trabalho está surtindo efeito. "Aprendemos que não podemos jogar lixo nos rios e nos mares porque essas águas vão para o Rio Mundaú e depois para a nossa lagoa", contaram as crianças após a experiência.

O projeto da educação ambiental Encontro das Águas está aberto para novas parcerias com instituições que também tenham como objetivo a conscientização acerca da preservação do meio ambiente e promovam oportunidades sociais.

Para conhecer a reserva e agendar uma visita, entre em contato pelo telefone (82) 3261-2959.


Conteúdo publicitário