Especiais

Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente?

09/06/17 - 15h40

Prefeitura de Maceió celebra a data com ações que acontecem de 18 a 25 de junho

 

 Com o objetivo de chamar a atenção da população para os problemas ambientais e a preservação dos recursos naturais, o mês de junho é dedicado às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), há 45 anos, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

Na época, os recursos providos pela natureza eram considerados inesgotáveis por muitas pessoas, não havia grande preocupação com o destino do lixo e a manutenção das nascentes de água, por exemplo. Porém, alguns estudos científicos apresentados no evento constataram graves efeitos e impactos negativos de âmbito internacional provocados pelo modelo de desenvolvimento adotado pela maioria dos países.

As discussões, na ocasião, contaram com a presença de 113 países e mais 400 instituições governamentais e não governamentais. Sua importância se refletiu principalmente na difusão de conhecimento sobre temas como o volume da população absoluta global, a poluição atmosférica e a intensa exploração dos recursos naturais.

Responsabilidades

Uma das lições desta conferência, é que apesar de ser decisiva uma mudança em escala mundial, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das atuais leis ambientais pelos governantes. Todos devem assumir uma postura de responsabilidade ambiental.

Este fato também ganhou os holofotes recentemente, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu retirar o país do acordo climático de Paris, firmado em 2015 após mais de dez anos de negociações para tentar mitigar o efeito da atividade econômica no clima terrestre. Diversos países, entre eles o Brasil, expressaram a decepção e a preocupação com o impacto da decisão americana.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972) 


Programação gratuita: Maceió Mais Sustentável
 

Para celebrar a data e promover atividades de educação sócio-ambientais, a Prefeitura de Maceió planejou uma série de ações nas ruas, na orla da capital e no parque municipal, que acontecerão entre os dias 18 e 25 de junho. Será a Semana Maceió Mais Sustentável, evento gratuito, aberto ao público.

Confira:

Dia 18/06

Local: Orla de Ponta Verde (Rua Fechada)

Atividades:

09h00

Em parceria com o Instituto Biota, será realizada uma ação do Projeto Vetkids, que busca estimular o conhecimento das crianças sobre a fauna da Mata Atlântica, incentivando-as a respeitar os animais, conscientizar sobre a importância do cuidado e o entendimento de minimizar os riscos que a sociedade causa à fauna e ao meio ambiente.

10h00

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) realiza a oficina de recicláveis e a pintura facial para crianças

11h00

Aulas de ginástica e dança.

Dia 19/06

Locais: Avenida Fernandes Lima, no cruzamento da Casa Vieira, e na entrada do bairro Benedito Bentes, na rotatória do Shopping Pátio Maceió.

Atividades: Blitz educativa em diversos bairros da cidade. Durante a ação, a equipe de educação ambiental da prefeitura vai orientar a população e distribuir lixocar personalizado para incentivar o descarte correto de resíduos.


Dia 21/06

Local: Conjunto Nascente do Sol

Atividades: Curso de horta e compostagem para que no dia seguinte seja lançada a primeira horta comunitária de Maceió com a participação dos moradores locais.

Dia 25/06

Local: Parque Municipal de Maceió, em Bebedouro 

Atividades: Trilha ecológica guiada.

Durante a semana, entre os dias 19 e 23, a reserva ambiental administrada pela Semds também vai receber estudantes de diversas escolas para o plantio de mudas e trilhas guiadas. As instituições de ensino que têm interesse em participar da programação no parque podem entrar em contato para agendamento por meio dos contatos (82) 98801-3651 ou agendaparquemunicipal@gmail.com.

Trilha Ecológica: Projeto Encontro das Águas

Para quem quiser conhecer uma outra trilha ecológica e ainda entender um pouco mais sobre o processo de captação de água natural da fonte, a Reserva Frascalli também oferece um passeio guiado, gratuitamente, por meio do projeto Encontro das Águas. "Criamos este tour para que crianças e adultos tenham contato direto com a floresta de Mata Atlântica e compreendam como a preservação é importante para a manutenção da vida", explicou Edênia Oiticica, gerente da Frascalli.

Para conhecer a reserva e agendar uma visita, entre em contato pelo telefone (82) 3261-2959.


Conteúdo publicitário