Especiais

PH da água: mitos e verdades

09/06/17 - 17h12

Entenda porque este assunto vem gerando tanta polêmica

De tempos em tempos surgem novidades sobre os melhores alimentos e bebidas relacionados à uma vida mais saudável. São frequentes os lançamentos de certas fórmulas milagrosas no mercado, que prometem maior longevidade e prevenção de doenças. Uma delas envolve a água alcalina, com adição de sais minerais e chamada de "água da vida", pois teria ações antioxidantes e capacidade de prevenir o câncer.

No entanto, não há consenso sobre estas vantagens nem evidências científicas que demonstrem os benefícios da ingestão de água alcalina. Para compreender melhor esta questão, é importante saber que o grau de alcalinidade ou acidez é definido pelo pH (Percentual Hidrogeniônico), cuja escala vai de 0 a 14, sendo 0 o grau mais ácido, 7 neutro e 14 o mais básico/alcalino. A água considerada alcalina, portanto, seria aquela com pH acima de 7.

O principal argumento daqueles que defendem os benefícios do consumo água alcalinizada é de que o atual estilo de vida moderno, com consumo de café, leite e açúcares processados, criam acidez excessiva no corpo. Por essa razão, beber uma água com pH parecido ao do sangue, de 7,4, traria mais equilíbrio ao organismo. 

Porém, considerando que pH do estômago humano é altamente ácido (pH 1 a 3), especialistas indicam que torná-lo alcalino pode, na verdade, prejudicar o seu funcionamento natural. O pH ácido do estômago tem, por exemplo, ação protetora contra alguns microrganismos que podem causar doenças graves como a cólera.

"Informações sobre a necessidade do consumo de água ou alimentos alcalinos carecem de fundamentação científica, pois independentemente de qual seja o pH dos produtos, todos passarão pelo mesmo processo de digestão. Nosso organismo possui mecanismos muito eficientes para regular o pH do corpo, por isso recomendo que o consumidor não se deixe enganar por notícias que têm apenas interesse comercial", afirmou Petra Sanchez, doutora em microbiologia pela USP, em entrevista à imprensa.

 Água mineral natural

Para a escolha da água a seu consumida, deve-se estar atento ao de que a água mineral é um produto natural, obtido diretamente da natureza, de fontes naturais potáveis. Seu pH vai variar de acordo com a fonte e a passagem por rochas de diferentes composições, sendo comum um pH entre 4 e 9. A água da fonte também se caracteriza pelos sais minerais e oligoelementos, produtos seguros e controlados do mercado de alimentos.

Dessa forma, entende-se que a maneira mais eficiente para cuidar da saúde continua sendo uma fórmula antiga e conhecida por todos: alimentação saudável e um estilo de vida balanceado, incluindo a prática de exercícios físicos. A água, neste contexto, deve ser a mais natural possível, proveniente de uma fonte segura e de qualidade, com quantidade de sais minerais equilibrada e ideal para consumo


Conteúdo publicitário