Esporte

Equipe de alunos do Cepa é destaque em campeonatos de natação

26/06/16 - 08h08
Reprodução/Agência Alagoas

Além de ser um dos mais tradicionais complexos educacionais de Alagoas, o Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) também é um celeiro de talentos dos esportes aquáticos. Com uma equipe de nado sincronizado, que diversas vezes trouxe títulos de competições nacionais para o Estado, o complexo também revela talentos na natação, conforme pode ser visto nos últimos campeonatos da modalidade esportiva em Alagoas: na Travessia da Barra de São Miguel, em fevereiro, dos 11 atletas participantes, 10 subiram ao pódio, enquanto no Festival de Natação no Mar, disputado na Praia de Pajuçara no mês abril, a equipe foi campeã do revezamento 3x700 m masculino.

Já na última edição do Campeonato Alagoano de Inverno de Natação, realizado em 18 de junho, o resultado foi ainda mais impressionante: 43 medalhas, sendo 15 ouros, 15 pratas e 13 bronzes.

No Campeonato Alagoano de Inverno, realizado pela Federação Aquática do Estado de Alagoas (Faeal), o grupo dominou o pódio em provas como os 50 metros costas feminino infantil; 100 metros medley feminino infantil; 100 metros livre feminino infantil; 50 metros peito feminino infantil e os revezamentos 4x50 medley e 4x50 livre, também na modalidade feminino infantil.

Dentre os destaques individuais da competição, estão Ruan Gabriel Amorim, com 4 ouros na modalidade petiz masculino; Jayane Milena Xavier, 3 ouros no feminino petiz; Willyane Mirela Xavier, com 2 ouros, 2 pratas e um bronze no feminino infantil; Yasmin Grazielle Lira, 2 ouros e uma prata no feminino mirim e Evelly Almeida Nunes, 2 ouros e 1 bronze no feminino infantil.

Empenho

Os resultados alcançados pelos nadadores do Cepa se explicam pelo empenho da equipe de professores. Dentre estes professores estão Luciano Villar e Sérgio Corado, dois nomes que são referência na história da natação alagoana.

Luciano Villar, que chegou ao Cepa em 1978, foi responsável pela descoberta de alguns dos principais nadadores de Alagoas, alguns hoje professores da modalidade esportiva. Já Sérgio Corado, que iniciou no Cepa em 2001, foi pentacampeão nordestino pelo Clube Fênix onde atuou 21 anos. Nos anos 80 e 90, o Fenix teve alguns de seus atletas entre os melhores do Nordeste e do país.

“Já vi muitas gerações passarem pelo Cepa e daqui já saíram muitos atletas competitivos”, recorda Luciano Villar. “Estamos sempre treinando e competindo em campeonatos de curta e longa distância no mar e na piscina”, conta Corado.

O presidente da Faeal, Henrique Costa, também foi aluno do Cepa em sua adolescência e destaca a importância do trabalho desenvolvido com os alunos do complexo educacional.

“Este projeto é fundamental para a base da natação alagoana e revelação de novos talentos. Além disso, tem um cunho social importantíssimo, pois atende em média 700 alunos por ano com esporte, sendo uma influência positiva para os mesmos”, avalia.

Henrique conta que a base de sua natação foi adquirida no Cepa. “O professor Luciano é como um pai para mim, uma pessoa que me incentivou muito. Por isso, destaco a importância deste projeto, pois não forma apenas atletas, mas campeões para a vida”, ressalta o atleta.


Cepa2

Jovens talentos

João Victor da Silva, 13 anos, e Everson Rodrigues, 14 anos, ambos da Escola Estadual Maria José Loureiro, estão entre os integrantes da equipe masculina do Cepa. “Gosto muito do projeto e das competições. Sinto que, a cada campeonato, ganho mais experiência”, diz João Victor.

Everson Rodrigues, que começou no projeto aos 8 anos de idade, diz que os professores Sérgio e Luciano inspiram a equipe. “Eles nos motivam muito. Para nós, é uma responsabilidade muito grande representar o Cepa nestes campeonatos e isso nos estimula ainda mais”, revela o garoto.

Já na equipe feminina, as irmãs Willyane Mirella e Jayane Milena, alunas da Escola Silveira Camerino, uniram a família em torno da natação. “Fazemos tudo juntas: estudamos, nadamos. Quando a gente compete, toda a família vem torcer”, fala Jayane. Com três anos de experiência, Willyane conta que sua primeira paixão foi um esporte bem diferente. “Comecei na ginástica rítmica aqui mesmo no Cepa e só depois migrei para a natação”, revela a estudante.

Agora, o foco dos quatro nadadores será os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que serão realizados de 29 de julho a 3 de agosto em Maceió.