Esporte

Maya Gabeira surfa onda gigante em Nazaré e busca entrar no Guinness Book

21/01/18 - 19h49
Reprodução/Instagram

Moradora de Nazaré, em Portugal, Maya Gabeira está mais do que habituada com as ondas gigantescas do local. Nesta semana, ela aproveitou mais uma ondulação gigantesca e surfou, não apenas a maior dali, como também da história.

Na última quinta-feira, 18, Maya desceu em um swell estimado em 24 metros (80 pés) na Praia do Norte, em Nazaré, e agora espera entrar para o "Guinness Book" pela maior onda já surfada por uma mulher.

"Foi uma sensação incrível, porque a onda que eu peguei em novembro eu não consegui completar, então sofri um p**a caldo. Fiz vários ajustes, troquei de prancha e criei esse desafio de completar essa onda gigante", disse Maya, ao GloboEsporte.com.

"Quando saí do canal, fui buscada pelo Eric (Ribiere) e nem ele acreditou que eu fiz a onda. Foi bem legal e super emocionante, mesmo porque tinham várias pessoas que eu admiro na água. A comemoração foi grande", completou.

O recorde atual de maior onda surfada é do americano Garrett McNamara, que dropou em uma onda de 23.8 metros, em 2011, também em Nazaré. No mesmo dia que Maya, o surfista Hugo Vau também alega ter surfado a maior onda da história. Segundo o português, sua onda, que também ainda não teve medição oficial, seria de 35 metros.

Maya passa cinco meses do ano na costa de Portugal e está em Nazaré desde o segundo semestre do ano passado. Ela revelou ter ficado cerca de quatro horas na água para conseguir pegar a onda.

"Eu estava super ansiosa porque esperei esse swell a semana toda, e nós sabíamos que seria um swell gigante. Eu ainda não tinha performado desde o meu acidente, então estava ansiosa e bem tensa", disse ao portal. "Foram 4h na água para eu achar essa esquerda. Tinha pego uma direita antes, mas não foi nada demais. E estava super frio esse dia, então foi uma luta e uma perseverança mais do Eric. Nós fomos muito guerreiros e conseguimos achar. Valeu e muito", encerrou.

Foi em Nazaré e buscando bater justamente o recorde de McNamara que a carioca quase morreu ao sofrer uma queda de uma onda gigantesca, em 2013. À ocasião, ela não conseguiu subir à superfície a tempo e foi resgatada do mar já desacordada pelo brasileiro Carlos Burle. Na praia, ela foi reanimada e conseguiu retomar os sentidos. Depois, foi encaminhada a um hospital, onde foi diagnosticada uma fratura no tornozelo.